Notícia

Agricultura - 21/11/2012 - Secretaria de Obras do RS apresentou Programa de Incentivo a Implantação de Sistemas Irrigados


Técnicos estiveram reunidos com o Conselho de Política Agrícola do Município

A Secretaria de Obras do Estado do Rio Grande do Sul fez o lançamento e a apresentação do Programa de Incentivo a Implantação de Sistemas Irrigados em Crissiumal nesta quarta-feira, dia 21 de novembro.

 

Os técnicos da Secretaria estiveram em Crissiumal durante todo o dia e na parte da tarde fizeram uma explanação do Programa ao Conselho Municipal de Política Agrícola , representantes da Administração Municipal, entre eles o Prefeito Sergio Drumm e profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente.

 

A apresentação foi realizada por Nadilson Roberto Ferreira, técnico em Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado. Segundo ele o Programa teve seu lançamento oficial na última Expointer e o seu principal objetivo é implantar sistemas irrigados aos agricultores do RS.

 

O primeiro passo do programa será de criar 10 unidades irrigadas de demonstração em pontos estratégicos do estado, sendo que uma delas será em Crissiumal. Também serão capacitados os produtores a fazer o uso racionalizado da água, aumentando a produtividade, melhorando a renda e desenvolvendo as comunidades.

 

A iniciativa vai contemplar apenas cidades que possuem decreto de emergência devido à estiagem. Os proprietários devem ser beneficiários do Pró-Irrigação, com açude já implantado, e com propriedade de 1ha, com o valor do projeto de R$ 10.000,00. Como contrapartida eles devem manter a rega com o equipamento por um período mínimo de dois anos. Além disso, devem registrar relatórios mensais sobre a produtividade da área e disponibilizá-la para visitas de campo de instituições de pesquisa e ensino. Um grupo formado por técnicos da pasta, da Emater e das próprias prefeituras serão os responsáveis pela seleção, que deve acontecer até o final de setembro.

 

Em Crissiumal o próximo passo será escolher o nome da pessoa que receberá o projeto, onde já aconteceram discussões preliminares para dar seguimento na Implantação dos Sistemar Irrigados.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos