Notícia

Educação - 21/10/2011 - Enem, meio milhão busca concluir EM


Diploma pode ser obtido através do exame que ocorre no final de semana

 

Parte dos 5,3 milhões de candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana não tem como principal objetivo conseguir uma vaga em universidade pública ou uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Cerca de 545 mil participantes declararam na ficha de inscrição que estão em busca do certificado de conclusão do Ensino Médio, que pode ser obtido sem que a etapa tenha sido concluída a partir do desempenho na prova.

Desde 2009, participantes maiores de 18 anos que não concluíram a Educação Básica na idade esperada podem conseguir diploma de Ensino Médio por meio do Enem. O número de interessados cresceu: em 2009, 197 mil candidatos fizeram o Enem com o objetivo de obter a certifi-cação. Em 2010, o número saltou para 539 mil. O documento é expedido pelas secretarias de Educação e institutos federais.

O aluno pode pedir o certificado de conclusão por disciplina ou de toda a etapa. Para isso, deve atingir notas mínimas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2009, 69 mil atingiram a nota exigida. Em 2010, este número subiu para 110 mil.

As provas do Enem acontecem neste fim de semana em 40 mil locais de prova. Para obter bom desempenho, a dica do professor Carlos Alberto Bordin, é manter a tranquilidade nestes últimos dias. "A última semana é para revisão de conteúdos. Especialmente para aqueles que se prepararam bem durante o ano", aconselha o professor de matemática da Universidade Unopar, pioneira e uma das líderes no Ensino a Distância no país.

É o caso dos alunos do Colégio Teutônia, no Vale do Taquari, que obtiverem um dos melhores desempenhos na região. Desde a 1 série do Ensino Médio, os estudantes participam trimestralmente do Instrumento de Avaliação Contínua (IAC), que aplica provas vestibulares. Esses testes auxiliam os alunos na preparação para o processo seletivo ao Ensino Superior, contribuindo para o controle do nervosismo, a capacidade de concentração e incentivando o estudo após cada aula. Os alunos fazem ainda avaliação externa a cada trimestre.

 

Fonte: Correio do Povo

 

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos