Notícia

Clima - 21/09/2026 - Frente fria se afasta depois de provocar temporais no RS


Em Crissiumal choveu no início da tarde dessa segunda-feira

Uma frente fria se afasta do Rio Grande do Sul nas próximas horas e avança para Santa Catarina e o Paraná, onde vai provocar uma nova rodada de temporais. A MetSul Meteorologia alerta para risco de chuva localmente forte a intensa, vendavais localizados e queda de granizo, principalmente no final da tarde e à noite desta segunda-feira.

A frente fria que trouxe chuva excessiva e vendavais nas últimas horas no Rio Grande do Sul estacionou sobre a Metade Norte gaúcha. O sistema provocou acumulados de chuva muito altos em diferentes pontos, com alagamentos, inundações, cheias de rios e deslizamentos de terra na Serra Gaúcha.

Nas próximas horas, à medida que uma massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul, a tendência é que a frente fria finalmente consiga avançar para o Norte. Com isso, a instabilidade tende a diminuir no estado, reduzindo gradualmente o risco de novos temporais.

Por outro lado, a instabilidade aumenta muito sobre Santa Catarina e, especialmente, o Paraná com o deslocamento do sistema frontal. Dados analisados pela MetSul indicam uma linha de instabilidade associada à frente fria que vai avançar pelos dois estados no final do dia.

O cenário de tempo severo não é tão grave como o ocorrido no Rio Grande do Sul nas últimas horas, mas os dois estados têm risco de chuva localmente forte a intensa, vendavais localizados e queda de granizo. Isoladamente, algumas tempestades podem ser fortes a severas, com potencial para provocar danos em Santa Catarina e, principalmente, no Paraná. Os temporais devem ocorrer de forma irregular, mas algumas áreas podem registrar chuva intensa em curto período e rajadas de vento fortes.

Na terça-feira, a frente fria avança pelos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo de forma menos organizada. Ainda assim, não se afasta a ocorrência de chuva forte de forma localizada, além de novos episódios de vento forte e queda de granizo. A frente fria também vai provocar chuva na cidade de São Paulo e na área metropolitana da capital paulista à medida que avança pelo Sudeste.

 

Fonte / Foto: Guia Crissiumal

Postado: Clecio Marcos Bender Ruver
Vídeos