Notícia

Agricultura - 21/06/2024 - Incra libera a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural 2024


Proprietário tem prazo até 18 de julho para atualizar documento

Os produtores rurais brasileiros têm prazo até 18 de julho para emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2024, documento anual que comprova que a propriedade está cadastrada regularmente no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A emissão do documento está liberada pelo Incra desde a última terça-feira. O CCIR é indispensável para quem pretende solicitar crédito agrícola ou realizar movimentações de terras e só tem validade com a quitação da taxa de serviços cadastrais.

A emissão do CCIR é destinada ao proprietário que tem imóvel rural cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro de Imóvel Rural (SNCR) – base de dados federal, gerenciada pelo Incra. O CCIR é fundamental e permite transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar e partilhar o imóvel, além de acessar financiamentos para investimento na propriedade.

O proprietário cadastrado no SNCR pode emitir o CCIR no portal do Incra, na opção “Emissão do CCIR”. O documento também pode ser emitido nas salas da cidadania das superintendências regionais do Incra, em unidades avançadas e Unidades Municipais de Cadastramento (UMC).

A taxa de serviço cadastral é de 30 dias após a data de lançamento. Caso a quitação não ocorra até a data limite, haverá cobrança de multa e juros. Além disso, os débitos da taxa de anos anteriores serão cobrados no atual certificado.

Serviço

Para consultar e/ou emitir o CCIR 2024 diretamente, clique aqui.

Fonte: Correio do Povo

Postado: Leila Ruver
Vídeos