Notícia

Curiosidades - 21/05/2022 - Primeira patrola de Crissiumal está exposta em novo local


Patrola está exposta ao lado do Ginásio de Esportes

Depois de sair da Praça Lindolfo Schmid e passar algum tempo exposta no Parque Municipal de Obras Domingos Meneghel Filho, a primeira patrola do município de Crissiumal agora está exposta em novo local, entre o Parque de Obras e o Ginásio Municipal de Esportes.

Essa patrola foi responsável por fazer e manter estradas no período de fundação do município, seu principal operador foi o senhor Gervásio Henrique da Rosa.

Gervásio Henrique da Rosa nasceu em Campo Novo, RS, em 19/06/1914, passou a residir em Crissiumal no ano de 1955 para assumir o cargo de patroleiro, sendo o primeiro e único patroleiro municipal por vários anos, iniciando suas atividades logo após a emancipação do município de Crissiumal, na administração do Senhor Lauro Pedro Thomas, primeiro Prefeito de Crissiumal.

Gervásio Henrique da Rosa trabalhou por trinta anos como patroleiro municipal, sendo esta a primeira patrolinha que foi operada por ele. Em 1955 após a emancipação do município de Crissiumal, o mesmo ficou com uma enorme extensão territorial, pois também pertenciam a Crissiumal os municípios de Nova Candelária, Sede Nova e Humaitá, e a única patrola existente na época era a operada por Gervásio, que por vezes acabava ficando até por semanas trabalhando sem retornar para casa, pois a distância era bastante grande da sede do município. 

Oferecimento: Virtual Telecom

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos