Notícia

Saúde - 21/03/2018 - Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família de Crissiumal


Odontologia Preventiva

A Saúde Bucal tem reconhecida importância como parte integrante da qualidade de vida das pessoas. Historicamente, as práticas da Odontologia na Saúde Pública se dava ao acesso difícil e limitado, fazendo com que o principal tratamento oferecido pela rede pública fosse a extração dentária, perpetuando a visão da Odontologia mutiladora e do Cirurgião-Dentista com atuação apenas clínica. 

Atualmente, através da Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente – lançado pelo Ministério da Saúde, são enfatizadas ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O maior problema é que as pessoas têm o hábito de procurar atendimento odontológico somente quando têm dor de dente ou quando um problema já está instalado. Devendo serem reeducadas, pois, a prevenção é o melhor caminho para afastar as doenças bucais. 

As más condições de higiene bucal podem ocasionar no desenvolvimento de problemas bucais e dentários, principalmente, a cárie dentária, a doença periodontal (gengivite e periodontite) e o câncer bucal, podendo também ocasionar enfermidades, ou agravá-las, principalmente doenças cardiovasculares e diabetes, além disso, a boca é a principal porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

A higiene bucal é fruto de hábitos que devem ser introduzidos e estimulados o mais precocemente possível. O sucesso na prevenção das doenças bucais depende que o paciente esteja suficientemente preparado, consciente e motivado para a prática de higiene bucal, utilizando de forma efetiva e eficiente os recursos destinados a este fim. 

A Odontologia Preventiva deve começar desde os primeiros anos de idade, para que a criança já entenda a importância do cuidado com os dentes e apresente sempre uma boca saudável. Um dos períodos mais importantes para se prevenir as cáries é durante a erupção dos primeiros dentes. Os pais ou responsáveis também devem ser orientados e esclarecidos para incentivarem as crianças a manterem uma higiene bucal satisfatória.

No município de Crissiumal, através da incorporação das ações de Saúde Bucal pela Estratégia Saúde da Família, são realizadas uma série de ações voltadas para os cidadãos de todas as idades, visando transpor o modelo de organização e práticas do passado, detendo-se à ações voltadas à prevenção dos problemas que ocorrem na cavidade bucal como práticas educativa-preventivas de: Orientações para Consultas Odontológicas Semestrais, Saúde Bucal nas Escolas, Pré-Natal Odontológico, Saúde Bucal para Diabéticos e Hipertensos, Capacitação em Saúde Bucal para Agentes Comunitários de Saúde e Tabagismo na Prática Odontológica.

A prevenção, independentemente da faixa etária, baseia-se em correta higienização com escova e fio dental, consumo inteligente de alimentos cariogênicos, uso correto do flúor, e acompanhamento da saúde bucal regularmente pelo Cirurgião-Dentista. Através dos exames periódicos, pode-se prevenir ou minimizar a incidência de qualquer tipo de problema e contribuir para uma melhora na saúde bucal das pessoas.

Prevenção é a melhor escolha para a sua saúde bucal! Previna-se, a saúde começa pela boca.

Equipe de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Crissiumal

ESF I e II

Cirurgiã-Dentista: Fernanda Severnini

Auxiliar em Saúde Bucal: Carine Nunes

 

ESF III e IV

Cirurgiã-Dentista: Josiani Diel

Auxiliar em Saúde Bucal: Angela Donini

 

ESF V

Cirurgiã-Dentista: Fernanda Kerpel

Auxiliar em Saúde Bucal: Dueli Aline Kafer Mayer

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos