Notícia

Variedades - 21/02/2020 - Esporte Clube Motoqueiros, 30 anos de história


Festividade comemorativa acontece no domingo

A história do Esporte Clube Motoqueiros teve sua origem nos anos anteriores ao ano de 1989, onde um grupo de atletas da Localidade de Lajeado Boi, costumava se reunir para disputar torneios de futebol de salão e futebol sete, em diversas localidades do município de Crissiumal-RS., bem como em municípios vizinhos. Sendo que naquele tempo na ocasião das inscrições para os torneios era utilizado como nome da equipe “OS FARISTAS” em virtude da animação e do clima de alegria e descontração dos atletas. Mais tarde pelo fato de todos os atletas integrantes do grupo possuírem motocicletas e se deslocarem com elas, passaram a utilizar o nome da equipe de “MOTOQUEIROS”. 

Sendo que apenas no início do ano de 1989, mais precisamente na data de 20 de fevereiro, o Esporte Clube Motoqueiros passou a ter sua sede própria, junto a propriedade de Milton Christoff, onde eram disputadas partidas amistosas de futsal na grama, exatamente no mesmo local onde se encontra em funcionamento até os dias de hoje. 

Quando no início das atividades dos motoqueiros, foi comprada apenas uma bola, onde cada jogador colaborou para a sua aquisição, sendo que esta primeira bola não durou muito tempo, vindo a estourar em um jogo treino na tarde de uma Sexta-feira Santa. 

No princípio não havia copa junto a sede do time, e a bebida era resfriada em um congelador na casa do Sr. Edmar Weiss, há uma distância de 100 metros do campo. Sendo que o Sr. Edmar Weiss pagava com seu próprio dinheiro a cerveja e o refrigerante, o qual era ressarcido depois da venda nos jogos. Nesta mesma época, quando era servido um almoço ou janta, estes eram servidos no galpão da propriedade do Sr. Milton Christoff, inclusive dentro deste galpão foi realizada uma festa aberta ao público em geral.

Os primeiros copos foram comprados após a conquista do segundo lugar em um torneio disputado no campo do Miraguai do Lajeado Tigre, tendo como prêmio um engrado de cerveja. Momento em que o jogador e integrante do grupo, Ademir Weiss deu a sugestão de consumir só a metade da cerveja e a outra metade pegar o valor em dinheiro, para comprar os copos a serem utilizados na sede dos Motoqueiros. 

A primeira copa era formada por um pequeno cercado de seis tábuas sem energia elétrica, do outro lado do riacho, ou seja, entre a copa e o campo havia um riacho. Com o passar do tempo houve um aumento de jogadores e colaboradores, por volta do ano de 1999, momento em que Os Motoqueiros passaram a ser um time de futebol sete, sendo que nesta ocasião foi feito o desvio do leito do riacho, para que desta forma o campo pudesse ser aumentado para as medidas do futebol sete e ficando assim a copa ao lado do campo, do mesmo lado do riacho. Passando a copa a ter 16m², com cobertura de telhas de cimento amianto, porém ainda sem energia elétrica, onde a bebida consumida era resfriada em um resfriador de leite junto a residência de Milton Christoff. Foram realizadas mais quatro ampliações na copa e a instalação de energia elétrica, chegando assim as medidas atuais de 144m², medindo 16m x 9m.

Durante esses trinta anos de atividades, dezenas de atletas e colaboradores contribuíram para a construção desta história, para tal o Esporte Clube Motoqueiros agradece a colaboração de todos os sócios e atletas, bem como, as esposas e familiares dos mesmos que sempre se disponibilizaram a auxiliar nas atividades ligadas ao clube.

Lembrando que neste próximo domingo, dia 23 de fevereiro, será realizada uma grande festa esportiva, junto a sede do Esporte Clube Motoqueiros de Lajeado Boi, com jogos de futebol sete pela parte da manhã, homenagem aos fundadores, ao meio dia será servido um suculento churrasco, a tarde continuação da festa com boa música na animação, sorteio da rifa e um jogo de futebol sete feminino.

12 ATLETAS/FUNDADORES

1 – Laudenor Dietrich

2 – Milton Christoff

3 – Ademir Jorge Weiss

4 – Altair Luis Weiss

5 – Ademir Schlindwein

6 – Celso Dietrich

7 – Volmir Dietrich

8 – Jair Dietrich

9 – Élpio Erthal

10 – Elton Erthal

11 – Altemir Lauxen

12 – Paulo Lauxen

Texto: Vanderson Fritzen

Postado: Leila Ruver
Vídeos