Notícia

Texto de Opinião - 20/10/2021 - Educação Fiscal e Cidadania na escola


Por - Professora Marcia Grubler

O principal objetivo de se trabalhar esse tema na sala de aula é formar alunos mais conscientes, críticos e atuantes na sociedade, capazes de reivindicar seus direitos por uma sociedade mais justa, além de desenvolver valores e atitudes, sem esquecer que com seus direitos vem também seus deveres, aprendendo a cuidar daquilo que é um bem público.

E é com esse intuito que foram realizadas várias atividades com os alunos de 6º ao 9º anos na disciplina de matemática com o tema educação fiscal. Uma delas foi assistir a um vídeo sobre a história dos tributos mostrando um pouco de como tudo começou, textos explicativos com questionários onde puderam compreender melhor os tributos e como esses  são recolhidos e aplicados na sociedade. Além de pesquisas e cálculos de porcentagem, bem como problemas e análise de compras à vista e a prazo, juros envolvidos e colagem de notas fiscais em que puderam calcular o valor dos tributos recolhidos por cada estabelecimento assim como conscientizar-se de exigir a nota fiscal no ato da compra. Pois é ela que comprova a compra e garante a troca caso algum problema ocorrer com o produto adquirido, facilitando  também o trabalho de fiscalização e arrecadação de impostos por parte das empresas.  Ao concluir todos esses estudos foram confeccionados cartazes explanando seus entendimentos  sobre o assunto, além de promover discussão sobre a cidadania e o papel  fundamental de cada um na sociedade . 

Foi um trabalho muito gratificante, pois o tema é bastante complexo e exige a participação ativa de cada um com auxílio de materiais que foram usados, instigando assim os alunos a aprender e entender a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos (educação, saúde, segurança, etc) e motivar-se para o exercício da cidadania plena que beneficia a todos, inclusive a ele próprio. Afinal cuidar daquilo que é de todos, também é cidadania.

Por - Professora Marcia Grubler, graduada e pós graduada na disciplina de matemática.
 Ensino Fundamental - Escola Municipal Benno Bender 
Postado: Leila Ruver
Vídeos