Notícia

Texto de Opinião - 20/08/2014 - Tendas-Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra o texto do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal

Ninguém arma uma tenda sem motivo. Fazer sombra, descansar, dormir, morar, lugar de habitação. O povo de Israel vivia em tendas. Eram nômades. A tenda pode ser transportada. Ela se adapta facilmente ao terreno. A tenda é simples e aconchegante.

 

Deus nos colocou no mundo para sermos a sua tenda, sua morada, lugar onde Ele quer estar presente. Ele veio ao mundo para em nós fazer sua morada.

 

Tenda vazia não tem graça. Não faz sentido existir tenda se ela não estiver ocupada. Cada pessoa é como uma tenda de Deus. Não alimentar ou não cultivar a presença de Deus seria como uma tenda vazia, vida sem sentido, sem rumo, uma tenda desocupada, sem vida interna. A tenda ocupada, por mais simples que seja se torna um lar.

 

A tenda para os Israelitas Já era como a presença de Deus (cf At 7,47). Em êxodo 25,8 diz “Os Israelitas deverão fazer uma tenda Sagrada para mim a fim de eu poder morar no meio deles”.

 

No Novo testamento o espaço da tenda evolui. Maria é a verdadeira tenda de Deus, ela acolhe Jesus no seu seio tornando se verdadeiramente morada de Deus. A partir da vinda de Cristo nós também nos tornamos morada de Deus como diz São Paulo; “Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito Santo vive em vocês” (1 Cor.3,16).

 

Não se concebe o ser humano sem Deus. Sendo o humano, imagem e semelhança de Deus, ele é espaço onde Deus quer estar e agir. Em tantas passagens bíblicas vemos que Deus age. Em nosso tempo Deus quer continuar agindo em nós, isto é possível se nós O acolhemos e estamos a sua disposição.

 

Como é bom quando as pessoas dizem “é por Deus que esta pessoa apareceu na minha vida”. Assim como existem casas fechadas, que não estão habitadas, há também pessoas que parecem não estarem abertas para acolherem Deus.

 

Quando alguém mora numa casa, este se manifesta. Quando Deus está presente na vida de alguém, esta presença deve ser manifestada pelas atitudes da pessoa.

 

Somos ou não somos moradas de Deus. Ele está ou não está presente na minha vida. É Bom cada um pensar e se questionar. Quais são as minhas atitudes que demonstram a presença e a ação de Deus em minha vida. É bom ver a ação de Deus na vida das pessoas. Seja você uma tenda de Deus.  

 

Crissiumal, Pe. Renato José Rohr, scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos