Notícia

Texto de Opinião - 20/07/2016 - A grande viagem - Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra



Tudo programado, sair cedo, pensar no destino, não perder tempo, não sair da rota, pedir informações certas. Às vezes acontecem acidentes, é preciso atenção.

 

Há gente que sonha em viajar, e viajar é bom é cultura, é uma grande escola. Há gente que viaja muito, há quem quer dar a volta no mundo, o ser humano já foi até a lua. Para tudo isto se exige uma grande preparação e condições para estar em dia. Nas viagens surgem dificuldades, desafios, às vezes acontecem acidentes, As próprias rodovias apresentam obstáculos. É preciso ser prudente e atento. O que dizer de pessoas que se colocam à caminho e não se prepararam para enfrentar desafios?

 

Viajar é bom, viajar bem é melhor. Viver é bom, viver bem a vida é melhor. Muita gente vive por viver e não olha e nem se prepara para um dia chegar ao destino do ser humano que é a eternidade. Alguém que inicia uma longa viagem, mas, não se prepara para enfrentar os percalços do caminho, certamente, não vai chegar ao seu destino. Também na vida espiritual quem não se prepara espiritualmente vai ter uma vida vazia e fica à mercê da vida. Vida é vive-la para Deus.

 

A vida é uma longa viagem, que se inicia ao ser concebido, e mais cedo ou mais tarde se chega ao limite. Acontece na vida de certas pessoas que projetam uma longa viagem, mas, esta é interrompida por um acidente, onde tudo termina. E agora? Para quem deixou todas as dívidas pagas deixando tudo em dia com todos é o fim duma vida. Da mesma forma acontece com muita gente que se imagina longe do final da sua vida terrestre e de repente por alguma limitação da natureza a vida finda. E agora?  Nós sempre devemos peregrinar neste mundo sabendo onde queremos chegar vivendo sempre no bom caminho, deixando tudo em dia, pois, sabemos que um dia esta vida vai findar e nosso destino é Deus. Não podemos ficar com dívidas deixando para amanhã ou depois, mas, sempre devemos estar em dia com Deus e com nossos irmãos.

 

Numa viagem é preciso parar de vez em quando para alimentação descanso e manutenção. Também na viagem da vida é preciso parar para refazer as energias espirituais com orações, reflexões, obras de caridade, isto, para não chegar ao final com a vida vazia. Todos nós sabemos que a vida pode ser uma viagem bem longa ou bem curta. Só Deus o sabe. Nós sabemos que daqui só levaremos bens espirituais. Por isso também não devemos nos ocupar excessivamente em angariar muitos bens matérias durante a nossa jornada pelo mundo, pois, isto poderá ser um peso morto que ocupa o espaço das coisas espirituais. A vida é um espaço de tempo onde aprendemos a viver abastecendo-nos das coisas de Deus. A vida é como uma viagem de volta para Deus, pois a Ele nós pertencemos. Ele nos colocou neste mundo para um dia nos acolher junto de Si. Este é o nosso destino. A viagem é passageira para a vida eterna que é o destino do ser humano. Amigo e amiga! Permaneçamos no bom caminho para chegar ao nosso destino. Ele nos espera para nos acolher. Boa viagem.

 

Ariquemes, 20/07/16 Pe. Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos