Colorado bateu o Coritiba no Beira Rio e Tricolor perdeu para o Vasco da Gama
Com gols de Dagoberto e Damião, Inter vence o Coritiba por 2 a 0 no Beira-Rio
Três primeiros pontos do Brasileirão 2012 foram conquistados por meio de vitória que ocorreu ainda na etapa inicial, neste domingo
Começou bem. O Inter venceu o Coritiba por 2 a 0, com gols de Leandro Damião e Dagoberto ainda no primeiro tempo, e garantiu os três primeiros pontos no Brasileirão 2012 — competição que a equipe não vence desde 1979. Neste domingo, com mais de 22 mil pessoas no Beira-Rio, os colorados puderam ver um time agressivo, em busca da vitória principalmente na etapa inicial, e que na segunda conseguiu segurar o resultado com maturidade, sem abdicar dos contra-ataques.
Em campo, o golaço de Damião o consolidou como melhor jogador da partida. Dagoberto, Oscar e Dátolo, com movimentação intensa, sempre aparecendo para abastecer o centroavante — assim como tabelando com eficiência com os laterais Nei e Fabrício — também foram destaques. No próximo sábado, às 18h30min, o Inter encara o Flamengo, no Rio de Janeiro, pela segunda rodada.
Primeiro tempo
Se depender do primeiro tempo do primeiro jogo deste Brasileirão, o Inter vai longe. Foi uma etapa inicial praticamente de um time só. Ciente de que precisa vencer todas as partidas possíveis em casa, a equipe colorada partiu para o ataque desde o início. Buscou o gol, pressionou e abriu 2 a 0 ao natural, sendo pouco ameaçado pelo Coritiba.
Aos três minutos, a boa jogada de Dátolo pela esquerda culminou em um cruzamento muito forte para a área. Elton recuperou e ganhou escanteio. A primeira metade da partida foi, em boa parte, com o Inter tabelando pelas pontas e arrancando pelo meio, buscando a todo instante Damião dentro da área. Dagoberto, com movimentação constante por todos os lados, Oscar, também em ambos os lados, e Dátolo, mais pela esquerda, abasteciam o centroavante com os auxílios diretos dos laterais Nei e Fabrício.
Tanto que aos oito minutos, Damião recuperou uma bola prensada na defesa do Coritiba, na entrada da área. Passou por um marcador, deu uma meia-lua no segundo e chutou forte, no alto, sem chance para Vanderlei, e abriu o placar para o Inter com um golaço: 1 a 0.
O time gaúcho era muito superior e pressionava em busca do segundo gol. Com isso, o Coritiba pouco chegava. Mas, quando avançava, levava perigo principalmente por meio de contra-ataques. Aos 14 minutos, Renan Oliveira recebeu passe na intermediária e invadiu a área para chutar por cima, na melhor chance da equipe paranense durante o primeiro tempo.
Forte na marcação, incessante nos ataques pelos lados e pelo meio, preciso nos lançamentos às pontas e nem tão competente nas cobranças de faltas — foram pelo menos três perto da grande área —, o Inter continuou melhor. As falhas mais aparentes ocorreram no setor composto pelos volantes. Elton e Guiñazu, por vezes, avançaram demais e deixaram a defesa desguarnecida. Eram nesses momentos que o Coritiba mais incomodava.
Aos 37, Dagoberto ampliou para o Inter com outro bonito gol no Beira-Rio: ele recebeu passe de Dátolo, que devolveu de calcanhar. O atacante arrancou e passou novamente para o argentino, que devolveu para ele. Já dentro da área, Damião escorou para Dagoberto chegar batendo, forte, embaixo, preciso, no canto esquerdo de Vanderlei: 2 a 0.
Dois minutos depois, o Coritiba teve um gol anulado por impedimento. O lance é extremamente complicado. Num primeiro momento, a impressão é de que Anderson Aquino não está impedido, visto que a bola veio de um chute direto para o gol, muito rápido, no mesmo instante em que a zaga do Inter corria para fora da área. Depois, é possível perceber que Aquino está pelo menos meio corpo à frente da zaga colorada.
Segundo tempo
Foi diferente do primeiro. Tanto para o Inter quanto para o Coritiba. Com o resultado em mãos, a equipe de Dorival Júnior arriscou alguns ataques no início, mas os 20 minutos iniciais mostraram um Coritiba mais encorpado e melhor distribuído em campo devido às substituições de William e Anderson Aquino, que saíram para dar lugar a Sérgio Manuel e Everton Ribeiro.
Disposto a descontar e a buscar a reação, o Coritiba foi ao ataque. Mesmo assim, quem atacava com mais veemência era o Inter, principalmente por meio de contra-ataques. Aos seis minutos, Damião quase ampliou após receber passe de Oscar, que havia arrancado pela direita, em grande jogada. Ele cruzou e o centroavante, na pequena área, desviou por cima.
Aos 11, Nei cruzou da direita e novamente Damião desviou. O impedimento já estava marcado, corretamente. Aos 13, Dátolo arrancou em alta velocidade pelo meio e abriu para Oscar, na esquerda. O garoto puxou para o meio e bateu forte, mas para fora. Dois minutos depois, foi a vez de Dagoberto. Ele foi ao ataque depois de tabela com Elton e passou para Nei, na direita. Dentro da área, recebeu passe e chutou forte, para firme defesa de Vanderlei.
Trocando bons passes e fazendo tabelas interessantes pelas pontas e pelo meio, o time paranaense arriscava o ataque de todas as formas. Até então mero espectador da partida, o goleiro colorado Muriel apareceu aos 18 minutos da etapa final. Lincoln invadiu a área pela esquerda e chutou forte. Muriel espalmou para a linha de fundo.
Com Renan Oliveira no lugar de Marcel, no Coritiba, Dorival Júnior promoveu a entrada da João Paulo para substituir Dátolo. O jogador até entrou bem. Se movimentou, mas pecou nas assistências. E acabou sendo substituído por Bolatti já aos 45 devido a uma pancada no pé direito. Ainda no Inter, Dagoberto deu lugar a Marcos Aurélio, que pouco produziu, também no fim da partida.
O jogo seguiu de forma semelhante até os 30 minutos: com o Coritiba no ataque e com a zaga colorada, firme, afastando o perigo como podia. Índio e Moledo foram bem na marcação. A partir daí, o Inter começou a pressionar para "matar" o embate. Depois de chances com Dagoberto e Damião dentro da área, João Paulo cobrou um escanteio que quase virou gol olímpico. Vanderlei afastou. Devido ao esforço, caiu dentro da goleira.
Um minuto depois, Damião, o melhor em campo, recebeu passe dentro da área, girou e chutou forte, sem chances para o goleiro adversário. A bola explodiu no travessão. Seria outro bonito gol na tarde de sol e temperatura agradável, no Beira-Rio, que culminou na conquista dos três primeiros pontos do Inter neste Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
ESCALAÇÕES:
INTER
Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Elton, Guiñazu, Oscar e Dátolo (João Paulo - Bolatti); Dagoberto (Marcos Aurélio) e Damião. Técnico: Dorival Júnior.
CORITIBA
Vanderlei; Gil, Démerson, Emerson e Lucas Mendes; William (Sérgio Manuel), Júnior Urso, Renan Oliveira (Marcel) e Lincoln; Everton Costa e Anderson Aquino (Everton Ribeiro). Técnico: Marcelo Oliveira.
Arbitragem: Pablo dos Santos Alves (Aspirante à Fifa/ES), auxiliado por Fabiano Ramires (Aspirante à Fifa/ES) e José Maciel Linhares (ES).
Gols: Leandro Damião (Inter, 8min/1ºT); Dagoberto (Inter, 37min, 1ºT)
Cartões amarelos: Dátolo, Damião, Dagoberto e Oscar (Inter); Lucas Mendes e Lincoln (Coritiba).
Moreno perde pênalti e Grêmio cai diante do Vasco na estreia pelo Brasileirão
Fellipe Bastos e Alecsandro marcaram para a equipe carioca; Fernando descontou para o Grêmio
Grêmio perdeu para o Vasco na estreia do
O Grêmio fez uma estreia com o pé esquerdo no Brasileirão. Jogando fora de casa, em São Januário, a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo teve bom rendimento diante do Vasco. No entanto, a equipe não conseguiu aproveitar as chances de gol e acabou superada pelos cariocas pelo placar de 2 a 1.
Fellipe Bastos abriu o placar para o Vasco no primeiro tempo e Fernando empatou logo em seguida. Na segunda etapa, Alecsandro marcou para a equipe carioca e Marcelo Moreno perdeu pênalti para o Grêmio.
Agora, o Grêmio volta a campo pela Copa do Brasil na próxima quinta-feira, diante do Bahia, em Porto Alegre. O próximo compromisso pelo Brasileirão é diante do Palmeiras, no próximo domingo, também no Olímpico.
Equilíbrio na primeira etapa
Quem entrou em campo no gramado de São Januário vestindo azul foi o Vasco. O time carioca também contava com três ex-gremistas no time misto que o técnico Cristóvão Borges mandou a campo por conta da disputa na Libertadores: Rodolfo, Eduardo Costa e Carlos Alberto.
O Grêmio, que entrou em campo com o uniforme de número dois, de cor branca, não se intimidou com a casa do adversário. O maior volume ofensivo era tricolor no começo de jogo. Aos nove minutos, Marquinhos puxou contragolpe e serviu Pará na esquerda para cruzar na área. Miralles quase aproveitou.
Dois minutos depois, Edilson avançou pela direita, cruzou na área e André Lima chegou atrasado. No rebote, a bola sobrou para Marco Antonio, que chutou forte e foi bloqueado pela zaga do Vasco. Aos 14, André Lima tabelou com Marquinhos na entrada da área. O camisa 19 chutou de primeira para a defesa de Fernando Prass.
Mas aí o Vasco reagiu. Aos 19 minutos, Wiliam Barbio teve ótima chance para abrir o placar. O atacante vascaíno driblou Saimon, invadiu a área e chutou rente ao poste esquerdo de Victor.
Três minutos depois, no entanto, o time carioca marcou o primeiro gol da partida. Saimon cometeu falta em Fellipe Bastos na entrada da área. O próprio Fellipe cobrou: mandou um chute forte no canto esquerdo de Victor para abrir o placar em São Januário.
Mas a reação do Grêmio foi rápida. Logo após o gol, o técnico Vanderlei Luxemburgo sacou Marquinhos, que sentiu lesão muscular, e promoveu a estreia do garoto Rondinelly com a camisa tricolor. E passou por ele o gol de empate. Aos 25 minutos, após blitz tricolor no campo de ataque, Rondinelly rolou para Fernando, que soltou a bomba da entrada da área no canto de Prass. Tudo empatado.
Mesmo com o gol, o Grêmio continuou com o ímpeto ofensivo. Aos 29 minutos, Miralles avançou pela direita, tentou cruzar e a bola bateu no travessão de Prass.
A marcação gremista avançava e diminuía os espaços do Vasco. E a virada quase saiu aos 34 minutos. Marco Antonio faz bela assistência para Miralles, que impedido, quase marcou um belo gol. Aos 43 minutos, André Lima teve outra chance para o Grêmio. No entanto, após invadir a área, acabou desarmado por Eduardo Costa, que afastou o perigo. Final de primeiro tempo com igualdade em São Januário.
Pênalti e chances perdidas na segunda etapa
O Vasco voltou com duas alterações para a segunda etapa. O técnico Cristóvão Borges promoveu a entrada dos titulares Alecsandro e Juninho Pernambucano. O Grêmio voltou com a mesma formação e seguiu melhor no jogo.
Aos cinco minutos, Rondinelly puxou o contragolpe, passou para Marco Antonio, que arriscou chute que explodiu na zaga do Vasco. Dois minutos após, grande chance desperdiçada por Miralles: o argentino recebeu ótima assistência de Pará, invadiu a área e chutou por cima do gol de Fernando Prass.
Aos 13 minutos, lance polêmico. Marco Antonio cruzou na área, Fernando Prass bateu roupa na frente de Miralles, que driblou o goleiro e mandou para o fundo do gol. No entanto, a arbitragem assinalou um empurrão de André Lima sobre o goleiro do Vasco e anulou a jogada. O que gerou grande revolta entre os jogadores do Grêmio.
Em seguida, Vanderlei Luxemburgo resolveu mexer na equipe. André Lima deixou o gramado para a entrada de Marcelo Moreno. No entanto, foram os titulares do Vasco que mudaram o panorama da partida.
Aos 23 minutos, Juninho Pernambucano cruzou na área e Alecsandro escorou de cabeça para o fundo do gol de Victor. O time carioca passava a frente do placar mais uma vez.
A partir daí, o Grêmio exerceu grande pressão sobre o Vasco. Aos 28 minutos, Miralles perdeu um gol inacreditável. Moreno invadiu a área, chutou e Prass rebateu para o meio da área. Aí a bola sobrou para o argentino, completamente livre, que mandou para fora.
Aos 33 minutos, a principal chance para o Grêmio na segunda etapa. Após cobrança de falta de Marco Antonio, Renato Silva dominou com o braço dentro da área e a arbitragem assinalou pênalti. Marcelo Moreno, demonstrando confiança, pegou a bola para bater. No entanto, desperdiçou. Chutou a meia altura e o goleiro Fernando Prass fez ótima defesa. Miralles ainda tentou pegar o rebote. No entanto, o chute foi para fora.
Final de jogo com derrota tricolor na estreia. Agora, o Grêmio volta a campo pela Copa do Brasil na próxima quinta-feira, diante do Bahia, em Porto Alegre. O próximo compromisso pelo Brasileirão é diante do Palmeiras, no próximo domingo, também no Olímpico.
BRASILEIRÃO, 1ª RODADA, 20/5/2012
VASCO:
Fernando Prass; Allan, Renato Silva, Rodolfo (Rômulo, 20'/2º) e Dieyson; Eduardo Costa, Nilton, Fellipe Bastos e Carlos Alberto; Kim (Alecsandro, int) e Willian Barbio (Juninho Pernambucano, int)
Técnico: Cristóvão Borges
GRÊMIO:
Victor; Edilson, Naldo (Leandro, 28'/2º), Saimon e Pará; Fernando, Vilson, Marquinhos (Rondinelly, 22'/1º) e Marco Antônio; Miralles e André Lima (Marcelo Moreno, 20'/2º)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols: No primeiro tempo, Fellipe Bastos, (V), a 22 minutos, e Fernando, (G), a 25. No segundo, Alecsandro (V), a 23.
Cartões amarelos: Naldo, André Lima, Marco Antônio (G), Renato Silva, Juninho Pernambucano (V)
Arbitragem: Célio Amorim dos Santos, auxiliado por Nadine Bastos e Kleber Lucio Gil (trio catarinense).
Renda: R$ 106.440,00
Público: 5.826 (3.348 pagantes).
Local: Estádio São Januário
Fonte: ZH
| Tweet |