Notícia

Comercial - 20/03/2024 - Sicredi reĂșne 22.816 mil pessoas nas Assembleias 2024


Nos 12 municĂ­pios gaĂșchos de abrangĂȘncia da Sicredi Noroeste RS/MG

O início de ano é sempre de muito planejamento e organização na maioria das instituições. No Sicredi, esse tempo é de prestar contas aos associados, que são os donos da cooperativa de crédito que já tem 120 anos de existência no Brasil e quase 80, na Sicredi Noroeste RS/MG.

As Assembleias 2024 reuniram 22.816 mil pessoas nos 12 municípios gaúchos de abrangência da Sicredi Noroeste RS/MG e teve pautas inéditas. A primeira delas foi apresentar a Diretoria da nova gestão, que assumiu em julho de 2023 mostrando de perto como tem sido conduzido esse momento dentro da Cooperativa e levando as novas lideranças para conhecerem a realidade das comunidades em que atuamos e a oportunidade de conversar com os associados em cada cidade.

Neste ano, durante o período de reuniões de núcleo, falamos por 18 horas sobre cooperativismo, alcançando 22.816 pessoas registradas sem contar outros integrantes da família, vizinhos e amigos que são indiretamente impactados sobre o assunto “cooperação”. Ao participar dos nossos encontros os associados, são agraciados com um presente, e este ano, para incentivar o encontro com amigos e a roda de chimarrão, entregamos mais de 20 mil cadeiras. Foram 239 colaboradores envolvidos no processo, capturadas mais de 874 fotos e 6 horas de vídeos. Ao todo, movimentamos no comércio local mais de R$ 320 mil reais, onde os prestadores de serviço de alimentação distribuíram 34.224 sanduíches e os prestadores de serviço de bebidas, entre elas: refri, água e suco, distribuíram 31.942 litros.

Outro assunto que gerava bastante expectativa foi a expansão para Minas Gerais, com a primeira agência completando meio ano de existência, trazendo desafios e oportunidades de negócios, sendo confirmado pela Diretoria a abertura de mais duas agências neste ano de 2024, nas cidades de Ritápolis e Madre de Deus de Minas.

As assembleias são a oportunidade de apresentar os resultados da Cooperativa, os setores de crescimento e onde foram investidos os recursos dos associados. De forma geral, a Cooperativa Sicredi Noroeste RS/MG alcança 55.965 associados. As operações de crédito aumentaram 5% e a procura por consórcios, aumentou em 28% em 2023.

O patrimônio líquido da Instituição aumentou em 17% e a Cooperativa encerrou 2023 com um resultado de 87 milhões de reais, um crescimento de 14,7% em relação a 2023. Desse valor, serão aplicados 58,4 milhões no Fundo de Reserva, 4,2 milhões de reais em FATES, 1,6 milhões para o Fundo Social e 3,5 milhões de reais já foram depositados em cota capital. Ainda, sobram 18,6 milhões de reais que vão retornar aos associados de acordo com os produtos utilizados. Na Assembleia Geral Ordinária, em 18 de abril de 2024, os líderes de Núcleo vão precisar votar sobre os números apresentados e decidir sobre essa destinação de resultados.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos