Notícia

Vera Academia - 19/10/2018 - Coluna Vera Academia do dia 19.10.2018


Treinamento funcional emagrece e define corpo

O treinamento funcional é uma excelente alternativa para quem não gosta de fazer musculação ou exercícios tradicionais para emagrecer, como correr na esteira. A prática é divertida, sem monotonia e possibilita perder até 400 calorias por aula. Durante o verão, pode ser feito também ao ar livre, nas areias da praia.

O treinamento funcional é composto de movimentos que integram todos os grupos musculares e não trabalhem apenas músculos isolados. São exercícios sempre diferentes, levando em consideração os movimentos naturais que o corpo realiza, como: agachar, empurrar, girar, pular, correr, etc, além do estilo de vida de cada pessoa no dia a dia e suas limitações.

Uma das principais vantagens do treinamento funcional é o grande número exercícios diferentes. Pode-se treinar durante um ano, um treino a cada dia, sem repetir. O treinamento é dinâmico, não monótono. Metade do tempo que você destinaria ao tradicional equipamento de musculação, consegue-se otimizar nesse treino em intensidade e volume, quando o objetivo é o emagrecimento.

O treino funcional melhora a habilidade e aptidão para realizar movimentos cotidianos, como agachar, levantar, puxar, empurrar e saltar. Além disso, melhora o desempenho na atividade física e ajuda a prevenir lesões musculares e, ainda, aprimoram o funcionamento cardíaco, facilitam a circulação sanguínea e fortalecem tendões e articulações.

O treinamento funcional pode ser feito por quem deseja perder peso, melhorar a flexibilidade e a aptidão cardiorrespiratória e ganhar mais força muscular. Ele não trabalha músculos isoladamente e pode ser feito até mesmo por pessoas sedentárias. Aqueles que têm uma memória motora mais ampla, ou seja, praticaram vários tipos de atividades físicas ao longo da vida, terão mais facilidade em executar os exercícios. Para aqueles que têm uma memória motora mais restrita, é indicado iniciar com uma atividade física menos complexa, para depois evoluir para o funcional.

Antes de começar a praticar a modalidade, é importante procurar auxílio de um educador capacitado. Como o funcional está na moda, as pessoas têm que tomar cuidado, porque muitos profissionais estão equivocados sobre o que é, a quem se direcionar e como executar de forma correta.

Outras dicas são: não se exercitar em jejum, tomar sempre um bom café da manhã, e fazer um alongamento, que ajuda a aumentar a amplitude da musculatura e, ao mesmo tempo, promove o aquecimento das articulações e dos músculos.

Postado: Leila Ruver
Vídeos