Notícia

Agricultura - 19/10/2014 - Cooperativas da Região Celeiro receberão mais de 200 mil para investimentos em projetos na Agricultura Familiar


Produtores de Crissiumal também serão beneficiados

Na última quinta-feira, 16, a Cooperativa da Agricultura Familiar (Coopaf) de Sede Nova, Humaitá e Tiradentes do Sul e a Cooperfamiliar de Tenente Portela, assinaram contrato de mais de R$ 200 mil para investimentos na agricultura familiar. Cerca de 30 famílias de agricultores familiares destes municípios serão beneficiadas com a medida. O ato aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Sede Nova, RS e contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Elton Scapini, prefeitos de Sede Nova, Humaitá e Tiradentes do Sul, Emater e, lideranças locais. 

 

Os recursos são oriundos do Fundo de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) e serão destinados para a construção de cisternas de captação de água da chuva e estufas para a produção de hortaliças nas propriedades rurais.

 

Na ocasião, o secretário da SDR, Elton Scapini também anunciou investimentos para projetos de irrigação na agricultura familiar, financiamento de pastagem perene e aquisição de kits de melhoramento genético. Nestes programas serão contemplados agricultores familiares dos municípios de Barra do Guarita, Tiradentes do Sul, Crissiumal e Derrubadas.

 

Para a coordenadora geral da Fetraf-RS, Cleonice Back, os recursos que virão para a região são conquistas significativas que reforçam a importância da agricultura familiar e das cooperativas familiares para a produção de alimentos saudáveis. A coordenadora também destacou a relevância da agricultura familiar para a erradicação da fome no Brasil. “No mês passado a ONU informou que o Brasil, pela primeira vez, saiu do mapa mundial da fome e, apontou a agricultura familiar como fundamental para isso, fato que nos orgulha muito”, salienta. 

 

O presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Sede Nova, Plinio Collet afirma que “os investimentos potencializarão a produção dos agricultores familiares e permitirão aproveitar melhor os recursos existentes na própria natureza, como é o caso da captação de água da chuva”, lembra ele.

 

 

 

Fonte / Foto: FETRAF

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos