Palestra aconteceu nesta quinta-feira
Aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 18/06, uma conversa sobre educação sexual na escola Rocha Pombo, ministrada pela Dra. Lilian Cristina Severo dos Santos, médica do ESF II, com o público de adolescentes do sexo feminino com idade de 11 a 18 anos.
Na oportunidade as meninas puderam tirar suas dúvidas em relação à menstruação, transformações corporais, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, e demais temas relacionados a sexualidade nesta faixa etária.
Em uma de suas falas, a Dra. Lilian ressaltou que organizar palestras isoladas não surte efeito, o que funciona mesmo é trabalhar os assuntos sem medo nem preconceito - afinal, algumas das questões precisam ser retomadas, com diferentes graus de aprofundamento conforme mudam as dúvidas e o nível de compreensão dos estudantes.
“A maior parte dos adolescentes passam seu tempo na escola onde começam a se sociabilizar, aflorando sua sexualidade devido ao desenvolvimento corporal gerado pelos hormônios. A escola é o ambiente onde a interação com o mundo ao redor e com as pessoas que o cercam acontece. Depois do ambiente familiar é a escola que complementa a educação dada pela família onde são abordados temas mais complexos que no dia a dia não são ensinados e aprendidos, tendo esta uma imensa responsabilidade na formação afetiva e emocional de seus alunos. E quanto ao assunto sexo e sexualidade? Qual o papel da escola frente a esse tema? A escola não deve nem vai tomar o lugar da família, mas cabe a ela possibilitar uma aprendizagem correta, já que essa instituição visa o crescimento do indivíduo como um todo.”
Enfermeira Janaina Aline Scherer
Postado: Leila Ruver
Tweet |