Atividades físicas no inverno: você pode e deve!
Com a queda da temperatura, algumas alterações no organismo e de comportamento são observadas, como gripes, resfriados e a tão gostosa preguiça que afasta as pessoas dos exercícios físicos. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a interrupção de uma atividade física, principalmente no inverno, fragiliza o organismo, pois a prática regular de exercícios aumenta a resistência orgânica do indivíduo. É necessário mudar esse pensamento de que atividade física só se pratica no verão.
Vantagens
Não faz mal praticar atividades físicas no frio, e os benefícios são praticamente os mesmos das épocas mais quentes do ano: redução ou manutenção do peso corporal, melhora da captação de oxigênio pelas células, prevenção da osteoporose, auxílio no tratamento da hipertensão, aumento da força e da resistência muscular, melhora da captação da glicose pelas células, entre outros.
As pessoas que praticam atividades físicas nessa época de inverno podem ter vantagens únicas, como a melhora do apetite e do sono, além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, porque os exercícios e as atividades físicas tornam o coração menos vulnerável a doenças.
Com o clima mais frio, o corpo irá queimar mais calorias para manter-se aquecido, aumentando seu próprio calor. Desta maneira, as pessoas que pretendem eliminar peso podem beneficiar-se com as mudanças fisiológicas do corpo geradas pelo frio, pois o mesmo pode potencializar os exercícios e aumentar seus efeitos.
Desvantagens
Probabilidade de maior contração muscular, muitas vezes involuntária, causada pelo frio.
A incidência de vasoconstrição também pode aumentar devido ao frio ou pela contração muscular ocasionando câimbras ou contraturas, dores musculares e alterações na pressão arterial.
Também existe a possibilidade de ressecamento das vias respiratórias, e, para isso, é recomendável uma boa hidratação. No frio, perdemos tanto liquido quanto no calor, pois apesar de termos menos sudorese, tendemos a urinar em maiores volumes.
Pequenos cuidados ao praticar atividade física no inverno
Em temperaturas frias, é necessário se preocupar mais com o aquecimento. No início, faça atividades aeróbias, ou seja, caminhar, correr, pedalar para aumentar a temperatura do corpo, depois faça alongamentos gerais, mas dê preferência àqueles grupos musculares que estarão diretamente envolvidos com seu exercício. Use tampões nos ouvidos ao se exercitar ao ar livre, eles ajudam a evitar otites. Quanto ao ritmo, inicie sempre mais lento ou mais ameno e vá acelerando ou aumentando a intensidade aos poucos, até atingir o seu ritmo mais forte. Alongar ao final também é importante.
Tente usar roupas quentes, mas adequadas para a prática, e não se esqueça que depois de alguns minutos, a subida da temperatura de seu corpo deve acontecer devido a alguns fatores internos, e com isso roupas pesadas ou não apropriadas poderão lhe trazer grande desconforto e até possíveis impedimentos na execução de movimentos.
É sempre necessário consultar um médico antes de iniciar um trabalho físico. Cuidado ao fazer exercícios sem orientação. Lembre-se que existem profissionais capacitados e especializados para isso.
O frio não pode ser uma desculpa para não praticar atividades físicas e sim um estímulo a mais, pois com a temperatura mais fresca não nos sentimos tão castigados. Mexa-se!
Postado: Leila Ruver
Tweet |