Notícia

Geral - 19/05/2013 - Animal silvestre foi atropelado na Perimetral em Três de Maio


Fato ocorreu na manhã deste domingo

 

Na manhã deste domingo (19), um animal que encontra-se em extinção foi atropelado na Perimetral em Três de Maio, no trajeto entre a Setrem e a comunidade de Bela Vista.

 

Jaguatirica é um animal ameaçado de extinção, o que é uma judiação. O nome popular é Jaguatirica, mas o nome científico é Leopardus Pardalis, seu tamanho corresponde de aproximadamente  70 centímetros a um metro de comprimento.

 

Seu habitat natural é nas florestas,  campos  e matas nas Américas, desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina. No Brasil, em todo os biomas. Hoje a jaguatirica está ameaçada de extinção.

 

A jaguatirica tem uma semelhança física com a família  dos gatos e das onças, pela foto você pode adivinhar. É um felino silvestre, de pelagem amarelo-dourado com pintas escuras, habita diversas regiões das Américas do Norte, Central e do Sul, principalmente as florest

as.

 

É um animal arisco que costuma sair á noite para caçar e se alimentar, vê-lo durante o dia é muito difícil.   Estar próximo de uma jaguatirica é muito raro, só mesmo num zoológico!!!!

 

As características principais da jaguatirica são algumas listras no pescoço e perto da barriga e suas orelhas, olhos e focinho são mais parecidos com os de um gato doméstico.

 

Uma das principais causas da extinção da jaguatirica é a caça e a destruição de seu habitat que veem reduzindo a população desse animal, principalmente fora da Amazônia.

 

Pois este animal foi encontrado em Três de Maio, mas infelizmente foi atropelado e morreu.

 

Fonte: Paulo Marques

Foto: Bruno Dockorn/especial


 

Postado: Leila Ruver
Vídeos