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Texto de Opinião - 19/04/2022 - A importância da literatura infantil


Por Andréa Fabiane Franck Weber

O desenvolvimento de hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que inicia em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua vida afora.Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito da leitura na idade em que todos os hábitos se formam, ou seja, na infância é determinante.

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Ao longo dos anos, a educação preocupa -se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral e  ou visual.

Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva nesse processo, assim sendo, ela é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.

A literatura infantil é fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação, informação e interação necessários ao ato de ler, diante disso, percebe-se a necessidade de aplicar atividades que despertem o prazer de ler, e estas devem estar presentes diariamente na vida das crianças, desde bebês. Por consequência, bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebezinhos, poderá ser uma excelente conquista para toda a vida.

O que todos sabemos é que a literatura, bem como toda a cultura criadora e questionadora provém de exemplos que as crianças tem dos pais e dos professores, pois são dois fatores que contribuem para que nelas desperte o gosto pela leitura, ou seja: curiosidade e exemplo. Neste sentido, o livro deveria ter a importância de uma televisão dentro do lar e à escola caberia desenvolver  no aluno o hábito de ler por prazer, não por obrigação.

A literatura infantil proporciona às crianças o desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis ,ou seja, quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que tem em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de carinho, proteção, curiosidade,dor , perda, além de ensinarem infinitos assuntos.

É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser. Neste sentido, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma, através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente importante para sua formação cognitiva, já que sua capacidade de imaginar é intensa.

 

Professora : Andréa Fabiane Franck Weber.

Formação : Magistério.

Licenciatura em História.

Pós Graduação em História e Geografia.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
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