Notícia

Texto de Opinião - 19/03/2024 - Algumas provocações - Por Marcelo Blume


GESTÃO, NEGÓCIOS & CIA – Marcelo Blume marcelo.blume@referenda.com.br

Dizem que por vezes precisamos nos sentir provocados para então pensar e agir diferente. Então, no texto de hoje, seguem algumas provocações aos amigos leitores.

Uma verdade é que muito menos gente do que imaginamos se importa com o que fazemos, ou deixamos de fazer! Ao nos darmos conta disso, podemos perder o medo do que os outros pensam e assim ter mais atitudes para criar novas oportunidades. Não há ninguém pensando como resolver nossos problemas, muito menos, vindo com as soluções.

O conforto é um dos piores vícios! Uma vida, ou uma fase sem dificuldades gera fraqueza. As dificuldades é que fazem os seres mais fortes. O conforto de fazer tudo igual, sempre da mesma forma, a longo prazo também pode levar a depressão, a demência e outros males. Deixar de fazer coisas que tem potencial de melhorar nossa vida, pelo que os outros vão pensar, assim como atribuir culpa aos outros é uma forma, mesmo que inconsciente, de permanecer no conforto de manter tudo como está.

Deveríamos ouvir mais conselhos de quem está onde queremos estar. Também deveríamos conviver mais com pessoas que estão onde queremos estar e são como gostaríamos de ser. Precisamos manter nossos padrões elevados e não nos contentarmos com aquilo que está ao nosso alcance e disponível.

Venho de uma família humilde, muito trabalhadora e dedicada a fazer o melhor para os seus. Sei que nem todos tem o privilégio de vir de uma família com bons valores e também por isso é preciso ter presente que a família que criamos é mais importante do que a família de onde viemos. Deixar pessoas melhores para o mundo é uma missão que cada um de nós deve assumir fortemente.

A principal privacidade que devemos preservar primeiro, é justamente a nossa! Não precisamos contar aos outros, mais do que eles precisam saber.

Ao encontrarmos alguém mais inteligente, a melhor atitude é buscar aprender com esta pessoa, ao invés de, por exemplo, destacar os seus defeitos para os outros. Para evitar muitos problemas emocionais e mentais é preciso treinar para não levar nada para o lado pessoal.

Atitude, ação e disciplina fazem muito mais efeito do que uma pilha de livros de autoajuda e palestras motivacionais. É importante saber e entender, mas o que faz a diferença mesmo são as ações. A sua vida e os seus negócios não são uma democracia. Decisões difíceis precisam ser tomadas por você!

Um abraço e até a próxima!

Postado: Leila Ruver
Vídeos