Notícia

Geral - 19/03/2018 - CORSAN de Boa Vista do Buricá, monitora qualidade da água devido à mortandade de Peixes em São Martinho


A mortandade de peixe se estende por vários quilômetros, no riacho em Linha Mineiro

Segundo informações postadas na página no Facebook de Adair Dill teria ocorrido uma grande mortandade de peixes num riacho de Linha Mineiro, interior de São Martinho, nos últimos dias. “O riacho foi totalmente contaminado. A mortandade de peixe se estende por vários quilômetros. Moradores relatam que não é a primeira vez que isso ocorreu e nem uma providência foi tomada até então”, comenta Adair Dill em sua página o Facebook. A comunidade local e regional aguarda que o fato seja investigado pelas autoridades competentes e que sejam apontadas as causas desta tragédia ecológica.

Segundo a postagem esse fato poderia afetar a qualidade da água consumida em Boa Vista do Buricá.

O site O Empreendedor entrou em contato com a CORSAN de Boa Vista do Buricá e recebeu o seguinte comunicado:

Nota da CORSAN de Boa Vista do Buricá

Realmente este riacho é um dos afluentes do rio Inhacorá, do qual captamos água. Estamos acompanhando os fatos, reforçamos análises e monitoramento próximo à captação. Em casos de contaminação com esterqueiras ou pocilgas, que minam o oxigênio do manancial e asfixiam os peixes levando os mesmos a morte. Peixes são sensíveis, por isso nos sinalizam que algo está errado.

Nossa estação de tratamento é eficaz, quanto as possíveis contaminações, os diversos processos e etapas do tratamento, como separação, decantação, filtração e cloração eliminam todas e quaisquer impurezas. Contamos ainda em nossos filtros uma camada espessa de carvão antracitoso que adsorve contaminantes que ainda tenham ultrapassado as etapas do tratamento anteriores.

Nossa água é potável.

Mas continuaremos acompanhando nosso manancial, e enviaremos amostras para o nosso laboratório central em Porto Alegre.

Por Talvirone Kretschmer/Agente em Tratamento, responsável pelo tratamento de água em Boa Vista do Buricá.

CORSAN Unidade de Boa Vista do Buricá-RS

Fonte: Jornal O Empreendedor

Postado: Leila Ruver
Vídeos