Confira os destaques desta edição
Destaques da edição nº.105 do Momento Leite
- A produção de leite na Europa vem aumentando acima do normal
- Deputados reivindicam medidas contra Importação de leite e derivados
- Exportações de lácteos do Uruguai cresceram 77% em fevereiro
A produção de leite na Europa vem aumentando acima do normal - As condições de tempo na Europa estão mais para primavera que para um final de inverno. Fora as ondas de frio, o inverno foi bastante ameno. A produção vem aumentando acima do normal. Faltando ainda duas semanas para encerrar as quotas desta temporada, e alguns países, como Alemanha e Áustria, muito provavelmente já superaram os limites. Dinamarca, Holanda, Irlanda, e Itália estão no mesmo caminho. O aumento do volume de leite não está causando problemas para a indústria. Como os estoques estão sazonalmente baixos, não existe tendência para fabricação de nenhum produto específico. Todos são produzidos. O comércio está concentrado no mercado interno europeu. As exportações estão fracas. A esperança dos comerciantes é de que o aumento da oferta propicie mais negócios. Os preços globais estão caindo, e a questão agora é saber até quando essa tendência se manterá. (Selectus 3913 / Terra Viva)
Deputados reivindicam medidas contra Importação de leite e derivados - Deputados da subcomissão se reuniram quarta-feira, dia 14 de março, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, para reivindicar medidas do governo contra a crescente importação de leite em pó e derivados do leite da Argentina e do Uruguai. Segundo os deputados, somente em janeiro deste ano, foram importados dos dois países mais de 11 mil toneladas de leite em pó, o equivalente a 110 milhões de litros de leite. Eles afirmaram que essa importação tem gerado prejuízos para os produtores e para a indústria leiteira do Brasil. Os parlamentares informaram que o ministro prometeu suspender a liberação automática de guias de importação de leite do Uruguai, buscando chegar a um acordo com o país vizinho. Ficou acertado ainda que a subcomissão se reunirá periodicamente com representantes do ministério até que se chegue a uma solução satisfatória sobre a importação do produto. (Fonte:Agência Câmara)
Exportações de lácteos do Uruguai cresceram 77% em fevereiro - As exportações de lácteos do Uruguai cresceram 77% em fevereiro desse ano com relação ao mesmo mês de 2011, segundo dados do Instituto Nacional de Leite do país (Inale). A indústria de lácteos do Uruguai exportou 35.907 toneladas durante os dois primeiros meses de 2012.O maior crescimento nas exportações foi registrado no leite em pó desnatado, onde as exportações aumentaram em 151%, alcançando 4.655 toneladas durante os primeiros 60 dias de 2012. O segundo produto com maior crescimento foi a manteiga, com 73% de aumento nas exportações até fevereiro, somando um volume de 3.081 toneladas. Em seguida vieram os queijos, com um aumento de 16% no volume exportado, totalizando 6.445 toneladas até o mês passado. As vendas de leite em pó integral cresceram em 15%, para 8.115 toneladas.
Quanto aos mercados, em fevereiro o Brasil foi o mais importante, já que comprou 29% do total exportado, ficando com 98% do leite em pó desnatado e 25% do leite em pó integral. O Brasil também comprou 11% dos queijos e foi responsável por 29% das receitas provenientes das exportações de manteiga. (Milkpoint)
O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.
Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br
Postado: José Valdenir MallmannTweet |