Notícia

Texto de Opinião - 19/02/2024 - Para vencer na vida, nos jogos e nos negócios - Por Marcelo Blume


GESTÃO, NEGÓCIOS & CIA – Marcelo Blume marcelo.blume@referenda.com.br

Alguns entendimentos e atitudes são fundamentais para vencer na vida, nos jogos e nos negócios. Estabelecer estratégias, táticas e metas funcionam nas 3 dimensões.

Para alcançar os objetivos da sua vida, para vencer jogos, assim como para vencer nos negócios é preciso ter estratégia. Ter estratégia não é garantia de sucesso por si só, mas é preciso ter uma, pois não ter pode levar ao fracasso, mesmo com muitas outras habilidades.

Informação também é muito importante para vencer em qualquer das 3 dimensões. Então procure informar-se sobre tudo. Saiba quem é o seu concorrente (ou adversário), como eles atuam, seus pontos fortes, seus pontos fracos, as tendências, o histórico de decisões, o estilo... então procure ter registrado com clareza as diferenças de cada grupo. Nunca participe, ou negocie algo ou uma situação sem ter obtido informações sobre o contexto no qual está inserido, analisando os detalhes.

Informação que não gera conhecimento é inútil. Concentre-se no que vai te ajudar a vencer. Muitas informações não se transformam em conhecimentos, pois vão ficando obsoletas com o passar do tempo. Aprenda a aprender de forma ágil e focado no que pode ser vantajoso para a sua vida, para os esportes que você pratica, para seus negócios e para o que você vende.

Esteja um passo à frente dos seus concorrentes e adversários. Correr riscos calculados é bem diferente de ser imprudente. Quem corre riscos calculados tem mais chances de estar a frente e vencer com o passar do tempo. Até aquele ditado popular que “Deus ajuda quem cedo madruga” pode ser lembrado para agir com antecipação e ter mais tempo para os ajustes necessários.

Adaptar-se às características dos concorrentes e adversários, considerando as oportunidades e os pontos fracos que eles oferecem é sempre muito útil para vencer jogos, competições, concorrência, disputas. Do mesmo modo, flexibilidade para adaptar os processos para as mudanças de características dos clientes e para a própria mudança de clientes pode ser muito propício para estabelecer negócios melhores.

Preparação é o que mais vemos e ouvimos sobre nossas equipes preferidas, não é mesmo? Bons jogadores e equipes bem preparadas são os comentários que ouvimos a respeito dos vencedores. Definitivamente é preciso aplicar esta lógica para a vida pessoal e para os negócios. Imagine se o seu time preferido não fizesse treinos nem preparação física dos jogadores para eles não irem para outros times! Certamente passaria a perder torcedores, patrocinadores e a própria credibilidade. Sorte é quando a oportunidade encontra a preparação. É preciso treinar muito e treinar as equipes, estudar as regras, conhecer mais os vencedores, os grandes campeões, como eles agem, como pensam, traços de seu modelo mental. Lembre que os despreparados perdem com maior frequencia e ainda consideram que foi injusto, ou que tiveram azar.

Bons jogadores, bons técnicos analisam seus adversários e já é um bom motivo para fazer o mesmo com os seus concorrentes e competidores. Como se comportam, estilos, tendências diante de diferentes situações, como se organizam após determinados acontecimentos, o que os desorganiza, o que os mantem calmos, o que os deixa agitados, o que fazem quando estão tranquilos e quando estão inseguros, e assim por diante. Avalie e reavalie seu modo de observar os concorrentes e também seus clientes. Muito pode ser aprendido e corrigido com a observação.

Com estratégia, informação, conhecimento, riscos calculados, flexibilidade, preparação e observação a tendência de vitória na vida, nos jogos e nos negócios é sempre maior. Pratique para vencer!

Um abraço e até a próxima!

Postado: Leila Ruver
Vídeos