Notícia

Educação - 19/01/2021 - Inscrições das contratações emergenciais se encerraram com a participação de 107 mil profissionais da área da Educação


A previsão é que o edital seja publicado até o início do mês de fevereiro

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) finalizou, no último domingo, 17 de janeiro, as inscrições para o Banco de Cadastro Temporário para Contratação Emergencial da Rede Estadual. No total, foram mais de 70 mil professores, mais de 32 mil funcionários e cerca de 4 mil especialistas na área da Educação inscritos no processo, o que dá um total de quase 107 mil profissionais participantes no edital.

Feita de forma inovadora, a seleção de 2021 contou com modernizações administrativas. 

Até o ano passado, os professores e servidores se inscreviam no site e depois levavam a documentação, que inclui dados pessoais e prova de títulos, diretamente na respectiva Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Desta vez, o processo ocorreu de forma muito mais ágil e segura. O candidato se inscreveu no site e, ao finalizar a inscrição, recebeu um link no e-mail pessoal com um código de acesso. Assim, foi possível incluir a documentação de forma totalmente on-line.

A diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Cleusa Flesch, destaca a ampla participação dos profissionais e a importância de ter prorrogado as inscrições no dia 10 para oportunizar que mais pessoas pudessem se inscrever.

“Estamos vivendo um ano atípico e de grandes dificuldades para as pessoas. Prorrogamos o prazo de inscrição para que todos pudessem fazer com calma e compreendessem o novo processo de modernização administrativa. Com a novidade, o edital dispensou a necessidade de o candidato sair de sua casa. As mudanças foram promovidas com o objetivo de agilidade ao processo, garantir rapidez na reposição do docente no quadro de recursos humanos e dar segurança para a nossa comunidade escolar”, explica.

Ainda, conforme a diretora, a próxima etapa da seleção de contratos temporários consiste na análise dos documentos enviados no sistema. “Esta análise das documentações irá definir a classificação dos candidatos e a previsão é que o edital seja publicado até o início do mês de fevereiro”, reitera Cleusa.

Concurso para professores

O governador do Estado, Eduardo Leite, autorizou, na última quinta-feira, 14 de janeiro, um novo concurso com vagas para 1,5 mil professores. Ainda sem previsão de lançamento do edital, as vagas serão disponibilizadas ao longo de 2021. Lembrando que o último concurso para professores foi em 2013, tendo sido nomeados até 2017 um total de 9.469. Na Educação, há cerca de 19.980 professores em contrato temporário.

Seduc RS

Fonte: 21CRE

Postado: Leila Ruver
Vídeos