Notícia

Geral - 18/09/2011 - Tradicionalistas de Crissiumal reacenderam a chama crioula no cemitério


Homenagem foi ao falecido tradicionalista crissiumalense Lino Schmidt

Tradicionalistas de Crissiumal, do CTG Estância da Saudade, realizaram na noite deste sábado (17), o reacendimento da chama crioula no cemitério da cidade, onde homenagearam o falecido sócio fundador do CTG crissiumalense, Lino Schmidt. Este tipo de homenagem se repete há mais de 20 anos em nossa comunidade.

A saída da chama crioula do CTG Estância da Saudade aconteceu por volta das 19:00 horas, passando pela rua Costa e Silva, Avenida Palmeiras, até o Cemitério da cidade, sendo levada pelos cavalarianos do CTG (foto abaixo).

Participaram da homenagem o patrão do CTG Estância da Saudade Silvério Marmitt, o prefeito municipal Sergio Drumm, artistas locais, tradicionalistas e a comunidade em geral. Nem a chuva que caia constantemente no horário afugentou os tradicionalistas, que compareceram em grande número.

Durante a cerimônia, se manifestaram o patrão do CTG, o prefeito municipal, e membros da família do homenageado, que agradeceram a saudação, além de relatarem um pouco da vida de Lino Schmidt. Durante as homenagens, uma vela foi acesa com a chama crioula e deixada no túmulo de Schmidt.

Artistas locais cantaram músicas, emocionando os presentes. O músico Jairo Coelho comandou a apresentação artística (foto abaixo).

Lino Schmidt nasceu em 17 de dezembro de 1925, no município de Lajeado RS e faleceu no dia 16 de agosto de 1999. Filho de Guilherme e Florentina Schmidt (já falecidos), veio a Crissiumal após concluir seus estudos como contador, no ano de 1940, instalando um escritório de contabilidade e onde também por muitos anos foi representante do INSS. Casou-se com Dona Helena em 1949, tendo dois filhos: Aldo, casado com Taís e Ivete, casada com Irineu Cantarelli, e 4 netos, Guilherme, Anelise, Tiago e Francine. Lino Schmidt foi um grande idealizador, incentivador e batalhador, tendo participado ativamente em todos os movimentos sociais e culturais, além de também ter participado na emancipação política de Crissiumal. Foi um dos mentores na criação da primeira entidade de assistência, a ABEMEC, qual dirigiu por 15 anos. Na sociedade crissiumalense foi um homem ilustre, contribuindo no desenvolvimento sócio econômico e cultural do município. Sua frase de estímulo e encorajamento sempre dizia: “Vá em frente, você é capaz, confie em Deus e em sua capacidade.”

A programação da Semana Farroupilha de Crissiumal continua neste domingo, se encerrando na próxima terça-feira, confira o cronograma dos próximos dias:

Dia 18/09 (Domingo): 8:00 horas – Hasteamento das bandeiras.
Dia 19/09 (Segunda-feira): 8:00 horas – Hasteamento das Bandeiras. Hora Cívica aos cuidados da EE Ponche Verde.
Dia 20/09 (Terça-feira): 8:00 – Hasteamento das Bandeiras. Encerramento da Semana Farroupilha com cavalgada até o Banrisul, com arreamento das bandeiras. Logo após retorno ao CTG Estância da Saudade.

 

Confira abaixo um pequeno vídeo da entrada dos tradicionalistas no Cemitério de Crissiumal, a baixa luminosidade compromete a qualidade das imagens:

 

Demais fotos deste sábado na Galeria de Fotos do Guia Crissiumal, clicando no link abaixo:
http://guiacrissiumal.com.br/galerias/Reacendimento-da-Chama-Crioula-no-Cemiterio-2011

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos