Por professora Marlei Deloci Carvalho
A alfabetização é o alicerce da educação de uma criança. E por meio dela que os pequenos começam a decifrar o mundo ao seu redor, ampliando seus horizontes e possibilitando a construção do conhecimento. Cada criança é única e tem seu ritmo de aprendizagem próprio ritmo, pois cada pessoa tem uma história particular e única, formada por sua estrutura biológica, psicológica, social e cultural. Esse fato ocorre tanto no ambiente familiar quanto no escolar.
Aprender a ler e escrever não é apenas decodificar letras e palavras, mas sim abrir portas para a imaginação, a criatividade e o pensamento crítico. É um processo que demanda paciência, estímulo e dedicação por parte dos educadores e da família, garantindo assim um futuro brilhante e repleto de possibilidades para os pequenos aprendizes.
É na alfabetização em que a criança descobre o poder das palavras, dos livros e da escrita, transformando-se em um ser capaz de expressar suas ideias, sentimentos e pensamentos.
Através dela a criança desenvolve não apenas habilidades linguísticas, mas também cognitivas e sociais, preparando-se para enfrentar os desafios da vida com autonomia e confiança. É um processo de descobertas e conquistas que marca o início continuo e enriquecedor.
Sabendo que no decorrer da vida do ser humano, quanto mais se estuda, mais capacidade a pessoa tesa para se expressar, analisar, criticar e criar.
Desta forma a criança aprende a ler e escrever, torna-se capaz de expressar as suas ideias, pensamentos e sentimentos de forma mais estruturada, clara e eficaz.
Conclui-se, portanto, sobre a importância de estimular a criança desde cedo no letramento e leitura, a fim de que durante toda sua trajetória escolar, pessoal e profissional, ela está sempre buscando novos conhecimentos para o seu cotidiano.
Professora: MARLEI DELOCI CARVALHO
Postado: Clecio Marcos Bender RuverTweet |