Notícia

Esportes - 18/08/2011 - Grêmio perde para o Ceará e Internacional vence na estreia de Dorival Jr


Confira a análise e as matérias sobre os jogos na visão do Final Sports e os gols na imagem da RBSTV

 

Grêmio é dominado e leva 3 a 0 do Ceará em Fortaleza
17/08/2011 - 21:19:13 - por Filipe Duarte/Final Sports

Não foi uma noite inspirada do Grêmio nesta quarta-feira. Amplamente dominada durante a partida, a equipe foi derrotada por 3 a 0 pelo Ceará, atuando no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE). Marcelo Nicácio (duas vezes) e Eusébio anotaram os gols dos donos da casa. No último, inclusive, Victor falhou mais uma vez, agora na saída de bola, entregando nos pés do adversário.

Esta foi a primeira derrota do Tricolor sob o comando de Celso Roth, que segue próximo à zona do rebaixamento. O time volta a campo no próximo domingo, às 16h, quando enfrenta o Atlético-Go, também fora de casa. Para este compromisso, o técnico terá o retorno do capitão Fábio Rochemback.

O jogo

O Grêmio esperava uma pressão dos donos da casa, mas foi ele quem teve a primeira grande chance da partida. Logo no primeiro minuto, André Lima foi derrubado na entrada da área. Porém, Douglas não soube aproveitar a chance, arrematando por cima, longe do gol de Diego. A resposta do Ceará veio já aos 3, também em cobrança de falta. Rudinei encheu o pé e Victor apareceu para espalmar para a frente. A bola foi direto na cabeça de Marcelo Nicácio, que cabeceou acima do travessão, para desespero do torcedor nordestino.

E o jogo seguiu movimentado até que aos 6 minutos, Eusébio caiu no gramado, reclamando uma cotovelada do jovem atacante Leandro – em lance semelhante ao do jogo contra o Atlético-MG. Atendido o atleta cearense, a bola voltou a rolar. E a partir de então, o que se viu foi um amplo domínio dos anfitriões. Aos 15, Boiadeiro avançou e não encontrou marcação. Assim, o lateral arrematou forte, em chute que se perdeu à esquerda da meta tricolor.

Aos 18, novo susto nos gaúchos. Em cobrança de escanteio, Victor saiu de soco, mas a bola caiu na entrada da área. Thiago Humberto veio lotado e chutou firme, mas o camisa 1 gremista estava lá para agarrar. E Victor seria exigido mais uma vez aos 22, quando em novo chute de Thiago Humberto, de fora da área, o goleiro defendeu em dois tempos.

Aos 25 minutos, Adílson recuou mal a bola e Osvaldo, na corrida, quase roubou a bola. Victor saiu nos pés do atacante, que caiu dentro da área. No entanto, o juiz nada assinalou e ainda apresentou cartão amarelo ao jogador. A pressão cearense era tanta que continuou a provocar erros na defesa tricolor. Dois minutos depois, Rafael Marques enfiou a cabeça em cruzamento da direita, e quase colocou para dentro da própria meta.

Aos 32, a grande chance do Grêmio. Lúcio foi lançado dentro da pequena área, girou sobre o marcador, mas chutou acima de Diego. Foi cócega perto do que viria. Eusébio, três minutos depois, dominou na intermediária e, de muito longe, acertou um chutaço no ângulo direito do goleiro Victor, sem chances de defesa. Estava aberto o placar.

O gol agitou o Tricolor, que se atirou de maneira até desorganizada ao ataque. Nervoso, Willian Magrão acertou um chute no adversário e recebeu um cartão amarelo, aos 40 minutos. No lance seguinte, Douglas perdeu oportunidade dentro da pequena área. Em cruzamento da esquerda, o camisa 10 cabeceou por cima, quando o arqueiro já estava até deitado.

Aos 47, o Ceará ainda conseguiu chegar mais uma vez perto das redes gremistas. Egídio carregou da esquerda para o centro e, de fora da área, chutou fraco. Mesmo assim, a bola passou tirando tinta da trave gaúcha. Foi o fim de um primeiro tempo amplamente dominado pelos donos da casa.

Buscando mudar a história na segunda etapa, o técnico Celso Roth fez duas alterações, lançando Diego Clementino e Marquinhos em campo, nas vagas de Leandro e Lúcio. Mas, de nada adiantou. Nem bem o cronômetro chegava no primeiro minuto quando Marcelo Nicácio, aproveitando lançamento, venceu a zaga gremista na corrida. Victor ainda saiu do gol para tirar a bola, mas acabou sendo driblado também. O atacante apenas empurrou para o fundo das redes, ampliando a vantagem cearense.

O Grêmio tentou responder aos 5 minutos. Marquinhos encontrou André Lima na pequena área, que chutou em cima do zagueiro rival. Aos 7, novo erro de finalização. Willian Magrão arrancou da defesa aos dribles e passou para Marquinhos. O meia, frente a frente com o goleiro, chutou por cima, para fora. E só dava o Grêmio! Aos 10, foi a vez de Clementino, puxando contra-ataque, obrigar Diego a espalmar por cima do gol, em uma bomba de fora da área.

O Tricolor reverteu totalmente o quadro. Marquinhos, Douglas e Clementino avançaram na base da tabela aos 16 minutos. Da entrada da área, Marquinhos arriscou, mas o tiro saiu alto demais. Mas o Ceará cansou de apenas assistir. Um minuto depois, Osvaldo se livrou da marcação e adentrou a defesa gremista com um chute cruzado. Victor apenas assistiu a esfera cruzar direto para a linha de fundo.

A reação cearense continuou aos 25, quando Egídio arriscou de longe. A bola quicou no gramado e terminou mansamente nos braços do camisa 1 gremista. Mas foi justamente ele quem entregou a conta para os donos da casa mais uma vez. Já no lance seguinte, o goleiro teve uma bola recuada e afastou mal. Thiago Humberto apareceu para chutar contra ele. Victor espalmou para a esquerda e Nicácio estava lá, se antecipando a Rafael Marques, para fazer o terceiro do Ceará.

Roth, totalmente transtornado à beira do gramado, chamou Brandão do banco, para tirar André Lima. Mas eram os nordestinos quem continuavam em busca do gol. Aos 35, Thiago Humberto limpou a marcação na intermediária e atirou de muito longe. Victor espalmou para fora.

Aos 40, nova chance do Ceará. Osvaldo pega rebote na entrada da área gremista e Victor defende a bomba, espalmando para a frente. Três minutos depois, Osvaldo driblou a defesa tricolor pela esquerda e chuta em direção ao gol. Victor se estica e tira com a ponta dos dedos. Logo, Collaço aparece para recuperar a bola. Já no fim, aos 46, Clementino tentou diminuir a desgraça tricolor. O atacante disparou pelo meio e chutou, mas a bola saiu muito acima da meta cearense. Foi o último suspiro do Grêmio, surrado em Fortaleza.

 

> Campeonato Brasileiro
17ª rodada

Ceará 3 x 0 Grêmio

CEARÁ
Diego; Boiadeiro, Fabrício (Anderson Luís), Diego Sacoman e Egídio; Edmilson, Rudnei, Eusébio e Thiago Humberto (Felipe Azevedo); Osvaldo e Marcelo Nicácio (Roger).
Técnico: Vágner Mancini.

GRÊMIO
Victor; Adílson, Vilson, Rafael Marques e Bruno Collaço; Gilberto Silva, Willian Magrão, Lúcio (Marquinhos) e Douglas; Leandro (Diego Clementino) e André Lima (Brandão).
Técnico: Celso Roth.


Gols
Ceará:
Eusébio (34min/1ºT), Marcelo Nicácio (1 e 26min/2ºT)

Cartões amarelos
Ceará:
Osvaldo, Anderson Luís
Grêmio: Vilson, Willian Magrão, Adílson


Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Auxiliares: Janette Mara Arcanjo (MG) e Eduardo Lincoln Neves (RN)

Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Data: Quarta-feira, 17 de agosto de 2011

 

Na estreia de Dorival, Inter vence Botafogo por 1 a 0
17/08/2011 - 23:46:54 - por PC/Final Sports

O placar de 1 a 0 sobre o Botafogo na noite desta quarta-feira foi magro, mas deu ao Internacional três pontos importantes na luta pelo ingresso na zona de classificação à Libertadores de 2012. Atualmente o Colorado soma 26 pontos, dois atrás justamente do Alvinegro carioca, o último classificado.

O gol solitário no jogo disputado em Porto Alegre, e que marcou a estreia do técnico Dorival Júnior, foi anotado por Leandro Damião aos 13 minutos do segundo tempo. Foi seu 31º tento em 39 jogos na temporada. O sétimo no Campeonato Brasileiro, três atrás do goleador Borges, do Santos.

No próximo domingo, o Inter desafia o Flamengo, que pode assumir a liderança se vencer o Atlético-GO nesta quinta, no Rio de Janeiro. A partida está marcada para o Beira-Rio, a partir das 16h.

- O jogo

Atuando em casa, o Internacional tentou impor pressão tão logo o apito inicial foi trilado pelo árbitro catarinense Paulo Godoy Bezerra. Principalmente com cruzamentos para a grande área do Botafogo, que se manteve bem postado defensivamente, impedindo que qualquer bola alçada fosse concluída. O mesmo acontecia nas tímidas investidas criadas pelo chão.

O tempo passava e o Colorado permanecia com o domínio do confronto, mas sem conseguir chutar em gol. Até os 30 minutos, nenhuma finalização havia sido registrada. Por outro lado, mesmo dando atenção especial à defesa e especulando no contra-ataque, o Fogão esteve perto de marcar duas vezes com Herrera aos 10 min. Na primeira tentativa, o atacante argentino não dominou o lance na cara de Muriel, mas ficou com o escanteio cedido por Zé Mário. Após a cobrança da direita de ataque, o ex-gremista cabeceou livre para a defesa em dois tempos do goleiro vermelho. Ainda aos 16, corretamente o assistente Kleber Lúcio Gil assinalou impedimento do zagueiro Antônio Carlos que cabeceou para dentro do gol a falta levantada para a área.

Com o primeiro tempo chegando ao fim, o time carioca adiantou um pouco a sua marcação e, além de não permitir que a equipe gaúcha chegasse perto de sua meta, passou a atuar por mais tempo no campo de ataque Porém, contraditoriamente, foi neste momento que o Inter criou a melhor chance de gol até então. Aos 36 minutos, no cruzamento da direita de D’Alessandro, Leandro Damião escorou de cabeça para Jô testar firme e obrigar Jefferson a voar e espalmar por cima da baliza superior.

Em uma partida de característica essencialmente de marcação, no último lance da etapa inicial, aos 45, Damião recebeu de costas para o gol na meia-lua, conseguiu girar sobre o adversário, arrumou uma brecha para bater. Mas, meio de bico, arrematou sem força para Jefferson agarrar.

O segundo tempo começou equilibrado, com ambos os times se revezando no ataque, mas sem contundência. Aos 10 minutos, D’Alessandro tentou o cruzamento e quase acertou o ângulo botafoguense. Foi somente aos 13 e com ele, Leandro Damião, que finalmente o escore foi aberto. Após o passe de D’Alessandro para Zé Mário quase na linha de fundo pela esquerda, o garoto precisou de duas tentativas para acertar o cruzamento que encontrou Jô. No desvio sutil na primeira trave, a bola foi até o camisa 9, no meio da pequena área, que mergulhou para balançar a rede de cabeça.

Logo em seguida, aos 16min, D’Ale deu um gancho na bola, desta vez pelo lado direito, e deixou Nei, que ingressava em velocidade na área, em condições de concluir. No entanto, o lateral-esquerdo Cortês chegou junto e conseguiu impedir o chute certeiro.

Sem se abater com a desvantagem no marcador, o Botafogo volta e meia ameaçava Muriel. Na melhor das oportunidades, aos 31, Alex recebeu quase na pequena área, girou e carimbou o poste esquerdo colorado. Já aos 33, Fábio Ferreira cabeceou, livre, por cima do gol.

Antes, aos 25min, Dorival Júnior trocou Jô por Delatorre e na primeira vez que tocou na bola, o jovem atacante partiu da intermediária de ataque até a grande área sendo achacado e puxado até chutar para Jefferson defender. Dez minutos depois foi a vez de Andrezinho, que completava 200 jogos com a camisa vermelha, deixar o campo para a entrada de Tinga.

Antes que fosse decretado o fim do embate, Jefferson ainda foi obrigado a fazer excelente defesa depois da conclusão de Rodrigo Moledo na cobrança de escanteio de D’Alessandro.

 

> Campeonato Brasileiro
17ª rodada

Inter 1 x 0 Botafogo

INTER

Muriel; Nei, Bolívar, Moledo e Zé Mário; Élton, Guiñazu, Andrezinho (Andrezinho) e D’Alessandro (João Paulo); Jô (Delatorre) e Leandro Damião.
Técnico: Dorival Júnior


BOTAFOGO

Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Bruno Cortês; Marcelo Mattos (Lucas Zen), Renato, Maicossuel (Cidinho) e Felipe Menezes (Thiago Galhardo); Alex e Herrera.
Técnico: Caio Júnior


Gols:
Inter:
Leandro Damião (13min/2ºT)
Botafogo:

Cartões amarelos:
Inter:
Elton, Rodrigo Moledo, Nei
Botafogo: Marcelo Mattos, Herrera

Árbitro:
Paulo Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) e Marco Antônio Martins (SC)

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: Quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Público total: 13.014
Público pagante:
11.080
Renda:
R$ 146.725,00

 

Textos: Final Sports

Vídeos: RBS TV

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos