Notícia

Variedades - 18/07/2018 - Tradicional festa do Colono e Motorista de Esquina Butiá acontece no domingo


Festa é realizada desde a década de 60

Ao longo dos anos Crissiumal perdeu algumas de suas comemorações pelo Dia do Colono e Motorista, comemorado em 25 de julho de cada ano, mas uma das mais tradicionais resiste ao tempo e é realizada desde o início dos anos 60, há mais de 50 anos, ininterruptamente desde 1968, e é realizada pela comunidade de Esquina Butiá, localidade distante 7 quilômetros da cidade de Crissiumal, na divisa com Tiradentes do Sul.

Neste domingo (22) mais uma edição será realizada, já na certeza de ser sucesso absoluto.

O Guia Crissiumal com a ajuda do Professor e Historiador Ornélio Kraemer traz um pouco da história da localidade colonizada por alemães a partir do ano de 1935.

Os primeiros moradores do local foram Henrique Marmitt (que deu nome a escola da localidade, hoje desativada), Henrique Arnemann, Augusto Theisen, Jorge Hubscher (natural da Alemanha), Luiz Bender, Eugênio Bender, Albino Pothin, Roberto Kroetzmann, Alfredo Frutsch, Adolfo Klassner, Herman Borger, Eduardo Petry, Luis Quanz, Alcirio Erthal, Ervino Wagner, Paulo Prediger e Ervino Pott.

O primeiro nome da localidade foi Lajeado Grande e até 1939 Luiz Bender buscava os mantimentos para si e os vizinhos na cidade de Três de Maio, andando de carroça. Em março de 1939 Jorge Hubscher abriu o primeiro comércio da localidade, facilitando a vida dos moradores. As primeiras estradas da localidade foram abertas pelos próprios moradores, a partir de 1941.

A Sociedade Concórdia, organizadora e mantedora da Festa do Colono e Motorista, foi fundada em 15 de novembro de 1947. O primeiro presidente foi Augusto Quanz e a mesma funcionava no Salão de propriedade de Eduardo Petry. Em 1955 João Kraemer construiu um novo salão, que foi mudando de proprietário ao longo dos anos, até que em 2003 a comunidade construiu sua própria sede social, na parte superior do campo do Sentinela FC.

Foram presidentes da Sociedade Concórdia: Augusto Quanz, Arno Theisen, Verno Petry, Egon Schroter, Luiz Bender, Arthur Scherer, Valter Preggodda, Jaime Schroter, Olivio Saueressig, Otmar Bender e Ademar Wahlbrink.

Foram sócios fundadores da sociedade: Luiz Quanz, Ervino Wagner, Claudio Haas, Edvino Alebrandt, Luiz Bender, Alfredo Ruschel, Arno Theisen, João Kraemer, Otto Marmitt, Jacob Theisen, Arthur Scherer, Anivo Peiter, Walter Gass, Alcito Wagner (único sócio fundador ainda vivo, hoje com 85 anos), Eugênio Petry, Rudi Zuge, Derli Pothin, Jorge Hubscher, Albrecht Petry, Henrique Arnemann e Willibaldo Petry. 

A sociedade que já teve mais de 100 associados, conta atualmente com pouco mais de 30 associados.

Na festa deste domingo, jogos de futebol amistosos pela manhã, almoço ao meio dia e boa música durante toda a tarde.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos