O Governo do Estado garantiu retomada das obras no mês que vem
As duas comunidades, Crissiumal e Horizontina continuam mobilizadas pela retomada das obras da ERS 305. Nesta sexta feira, mais de 300 usuários da rodovia, prefeitos, vereadores e demais lideranças protestaram sobre a ponte do Rio Buricá na divisa dos dois municípios.
A obra iniciada em 1989, ainda não concluiu a ligação entre as duas cidades, gerando enormes prejuízos econômicos para a região. O traçado da 305, quando pronto, ligara as regiões Missões, Noroeste e Alto Uruguai com o Oeste de Santa Catarina. A distância com o centro do país poderá ser encurtada em quase 150 km.
Além disso a região tem a falta das obras como o grande obstáculo para seu desenvolvimento. Faltam linhas de ônibus, o escoamento da produção de grãos e leite (frete) custa mais caro, e a criação de suínos(em instalação) e frangos -condiciona a produtores RS pronta- tem retardado o processo de serem novas e promissoras alternativas a cadeia produtiva.
O escoamento da produção de máquinas e equipamentos agrícolas, do pólos metal mecânico e moveleiro Santa Rosa, Horizontina, Tuparendi e Santo Cristo também utilizarão a estrada, encurtando distâncias para chegar ao destino de seus produtos aos mercados internos e externos.
Deputados como Jerônimo Görguen(PP), Gérson Burmann(PDT) Jeferson Fernandes e Altemir Tortelli(PT) vieram até a cidade de Horizontina. Torteli e Fernandes alegaram indisponibilidade de espaço de agendas e não foram ao local do protesto, mas visitaram veículos de comunicação, declarando apoio ao movimento e empenho. Outros deputados enviaram representantes.
O Governo do Estado, através de sua área de coordenação política garantiu retomada das obras no mês que vem, em trecho de 15km que encontram-se com base pré-pronta. Tecnicamente, o superintendente regional do Daer, Engº Vilson Almeida, não deu garantias de datas. Segundo ele, no momento está ocorrendo a análise laboratorial da base para saber seu comprometimento, utilização ou remoção.
Ele garantiu porém, que existe a empresa contratada, o Consórcio Humaitá, e ela será a responsável pelos serviços, que devem ser retomados até o final deste ano.
Foto: Guia Crissiumal
Fonte: www.jornalfolhacidade.com.brTweet |