Confira os destaques desta edição
Destaques da edição nº.04 do Momento Leite:
- Cadeia do leite é a maior empregadora do setor privado
- Médios e grandes produtores respondem por 81% do leite
- Estado do RS quer aumentar a produção leiteira
- Brasil deve vender 50% a mais na década
Cadeia do leite é a maior empregadora do setor privado - Atividades relacionadas ao leite, como produção, industrialização e transporte, são responsáveis pelo maior número de empregados do setor privado no Brasil. Essa é a conclusão do levantamento feito pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite, a Leite Brasil, que contabilizou quase 4 milhões de trabalhadores nas diferentes etapas da cadeia produtiva do leite em 2010. A produção responde por grande parte deste contingente, com um total de 3,8 milhões de trabalhadores distribuídos em aproximadamente um milhão e duzentas mil propriedades leiteiras. Já os segmentos de industrialização e transporte da cadeia do leite contribuem com 150 mil postos de trabalho gerados nos mais de dois mil laticínios inspecionados pelos órgãos oficiais. Estes números colocam o segmento em primeiro lugar no ranking de empregabilidade do setor privado no Brasil, com 45% e 50% de trabalhadores a mais do que os dois setores seguintes, construção civil e têxtil, respectivamente.
Médios e grandes respondem por 81% do leite – Estudos estabelecem um comparativo sobre a origem do leite produzido no Brasil. Os dados contam que, há 15 anos, 5,3% das propriedades de leite do país eram médias e grandes, representando 46% da produção total. Em 2009, esses produtores somavam 12% das propriedades, com participação de 81% no total de leite produzido. Em números, os produtores médios e grandes subiram de 97 mil, há 15 anos, para 142 mil, em 2009. O Brasil produz 30 bilhões de litros de leite por ano e consome volume semelhante. Isso indica que todo o aumento de produção e de qualidade vai beneficiar o consumidor interno.
Estado quer aumentar a produção leiteira - O aumento da produtividade do rebanho leiteiro gaúcho é um dos maiores desafios da cadeia geradora do leite. Apesar de o Estado ter crescido 40% nos últimos 20 anos, contra uma média mundial de 20%, o setor ainda tem muito espaço para se ampliar. Hoje produzimos cerca de nove milhões de litros por dia, mas a indústria tem capacidade instalada para processar mais de 15 milhões de litros.
Brasil deve vender 50% a mais na década - O Brasil deve avançar na consolidação de potência agrícola nos próximos dez anos e disputar a liderança na produção de alimentos com os Estados Unidos. A projeção é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que divulgou o estudo Projeções do Agronegócio 2010/11 - 2020/2021. De acordo com o estudo, produtos agrícolas de alto consumo interno e já constantes da pauta de exportação brasileira tendem a ter aumento de produção, sobretudo por avanço tecnológico, e ganhar mais mercado.
Você sabia que... “Cada vaca dá em média cerca de 200.000 copos de leite em toda a sua vida”.
Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br, ou ouça nosso programa na Rádio Metrópole.
Postado: José Valdenir MallmannTweet |