GESTÃO, NEGÓCIOS & CIA – Marcelo Blume marcelo.blume@referenda.com.br
Um entendimento importante para quem quer ser bom vendedor é que o preço é um mito. Caro ou barato depende da percepção de valor que a pessoa tem sobre isto ou aquilo.
A internet segue sendo um dos melhores lugares para encontrar clientes, fazer pesquisa, avaliar determinadas situações e é fácil de usar. Portanto, use! Lembre porém, que as vendas online tem a vantagem de dar escala para o negócio, mas são tão difíceis e disputadas quanto vendas físicas/presenciais. É possível postar o que você tem para vender nas redes sociais, sem custo de veiculação, então, qual é o motivo de não fazê-lo?
As pessoas efetivamente compram pela emoção, mesmo que digam que tem uma razão na compra e uma lógica na decisão. Em outras palavras, compramos pela emoção e justificamos com a razão.
Ganhar dinheiro é fácil, em teoria, mas é difícil na prática. Agir é o que gera dinheiro, por isso, temos que ser rápidos nas conversas, na construção de estratégias e na avaliação de decisões. Velocidade é dinheiro e ser rápido é fundamental!
É preciso entender que a maioria das pessoas não recebe o dinheiro que gostaria porque não tem conhecimento ou direção para onde ir e o que fazer. Uma orientação importante é concentrar-se em atividades que dão alto retorno, não em coisas que nunca trarão resultados significativos. Outra orientação é buscar uma pessoa, ou um negócio como fonte de inspiração.
Entender que tudo o que fazemos são trocas e transações comerciais, é importante. A melhor habilidade em vendas é a empatia e é preciso considerar que vender bem requer uma combinação de várias habilidades.
Persuasão e quebra das objeções ajudam a ganhar mais dinheiro do que qualquer outra habilidade. Quem não acredita no produto que vende, não conseguirá que ninguém mais acredite. Sem confiança, não tem vendas! A maioria das pessoas só precisa se sentir segura para comprar o que está desejando há algum tempo.
Para ver as vendas aumentarem mais rapidamente, pare de vender e comece a ajudar as pessoas. Quem atende os desejos primários das pessoas vende mais, então resolva problemas e ensine sua equipe a resolver problemas. Para ganhar ainda mais dinheiro, resolva problemas cada vez maiores ou entregue mais valor para que as pessoas paguem mais pelo que você oferece.
As indicações são a maneira mais fácil de conseguir uma venda extra, então, peça indicações. Considere porém, que algumas negociações não valem a pena ser fechadas.
Procure conversar mais, mas ouça mais e fale menos, que mais vendas virão. Extrovertidos podem ser incríveis em vendas, mas não necessariamente melhores do que introvertidos. É tudo questão de habilidade.
A maioria das pessoas compra primeiro o profissional de vendas, então, além de ter um bom produto ou serviço, é preciso ser parte do conjunto de uma boa experiência de compra.
Nunca leve a rejeição de uma oferta de vendas para o lado pessoal. O mais importante é garantir uma próxima oportunidade para fazer uma oferta.
O crescimento de um negócio requer vendas. Ninguém nasceu vendedor, pois é uma habilidade que é desenvolvida por vezes no ambiente em que a pessoa cresceu, e na maioria das vezes por escolhas, investimentos, estudos realizados pelo profissional que investiu em si. Saiba que a capacidade de responder profissionalmente sozinho é responsável por quase a metade de todos os negócios de vendas.
Todos já fomos ruins em alguma coisa em algum momento. Só precisamos nos esforçar para ficar melhor no que propomos a fazer. É preciso praticar mais, se ainda não estiver bom o bastante, pois a excelência vem da repetição.
Um abraço e ótimas vendas!
Postado: Leila RuverTweet |