Notícia

Geral - 18/05/2018 - ABEMEC realizou evento alusivo ao Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes


Evento foi realizado na última quarta-feira

A ABEMEC realizou nesta quarta-feira, dia 16/05/2018, evento alusivo ao Dia 18 de Maio, “Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. O evento tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes acerca do tema, bem como, da importância de realizar a denúncia diante desse tipo de violência.

Na oportunidade foi realizada apresentação de uma música temática referente á prevenção do abuso sexual contra crianças e adolescentes a qual aconteceu através da turma COMAD Júnior (crianças de 08 a 10 anos). Foi realizada ainda apresentação de uma peça teatral também relacionada ao tema, a qual foi protagonizada pelos profissionais do Conselho Tutelar e ABEMEC e pelas crianças e adolescentes da Turma COMAD Juvenil (faixa etária 11 a 17 anos).

Além disso, foi realizada fala a cerca da temática, visando trabalhar a prevenção e a denúncia, sendo realizados esclarecimentos referentes ao conceito de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, bem como, as formas de violência e de denúncia. 

Destacamos que o abuso sexual é definido como o envolvimento de uma criança ou adolescente em atividade sexual inapropriada com um adulto, sendo que a atividade sexual é destinada à gratificação sexual desta outra pessoa. (Araújo, 2002; De Antoni & Koller, 2000; Habigzang, Koller, Azevedo, & Machado, 2005). 

Araújo (2002) refere-se ao abuso sexual como uma forma de violência, a qual envolve poder, coação e/ou sedução, sendo que na maioria dos casos praticados é sem uso da força física e não deixa marcas visíveis, fato este que dificulta sua comprovação. 

O evento foi avaliado de forma positiva destacando o envolvimento e partição das crianças e adolescentes na atividade realizada.

 

Referências

Araújo, M. F. (2002). Violência e abuso sexual na família. Psicologia em Estudo, 7(2), 3-11;

De Antoni, C., & Koller, S. H. (2000). Vulnerabilidade e resiliência familiar: um estudo com adolescentes que sofreram maus-tratos intrafamiliares. Psico, 31(1), 39-66.

Habigzang, L. F., Koller, S. H., Azevedo, G. A., & Machado, P. X. (2005). Abuso sexual infantil e dinâmica familiar: aspectos observados em processos jurídicos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21(3), 341-348;

Fonte/fotos: ABEMEC

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos