Notícia

Texto de Opinião - 18/05/2016 - A salvação - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

Bela, sem dúvida, é a obra da criação. Maravilhosa é a obra redentora estendendo a obra salvífica a toda a humanidade de boa vontade. Deus jamais se deixa render. Por pior que seja a situação humana, maior ainda é a graça divina para com estes filhos.

 

É Deus que se derrama sobre toda a humanidade para abraçar a todos com a sua misericórdia. Como poderia o ser humano resistir a tanta generosidade. No sim de Maria está a resposta favorável para toda a humanidade. Mas, também, Deus espera a resposta favorável, de cada um, para que a sua vontade seja realizável na vida de cada pessoa. Deus deixando a liberdade para cada um, não quer dizer que Deus seja indiferente quanto as nossas atitudes. Na vinda de Jesus Cristo, no verbo, que se faz carne para habitar em nosso meio, com toda humildade, assumindo, até sobre Si, nossas culpas, nisto está a certeza de quanto Deus é capaz para salvar a todos. Como entender que haja pessoas que nem se preocupam com a sua salvação, ou não se empenham para alcançar a salvação. O grande presente que Jesus trouxe, para toda humanidade, parece ser desprezado por muitos filhos e filhas que Deus ama. A única conquista vital de cada ser humano é a salvação. O que estaria fazendo, neste mundo, quem não se empenha na busca das coisas do alto, abrindo os braços e o coração para acolher o que Jesus nos mereceu?

 

O que dizer para pessoas que reconhecem que estão frias, sem viver a sua vida de Igreja, admitindo que estejam longe da Igreja, e até longe de Deus? É preciso dizer que assim mesmo Deus as ama e espera delas uma resposta. A única criatura que pode dar uma resposta de amor ao Criador é o ser humano, mas, é triste, quando filhos amados, não valorizam o amor divino.  São Paulo até diz: “Deus não faz acepção de pessoas” isto é, Ele ama a todos. Cristo deu a vida para a salvação de todos.

 

Nós sabemos que Deus é misericordioso, mas o que dizer, quando sabemos que o coração é a porta que se abre de dentro para fora e há corações que não querem se abrir. Cada um é responsável pela própria vida que é um dom de Deus. Por isso, a cada um imploramos que pela misericórdia de Deus abra o seu coração para que Deus que nos criou, também, complete em nós a sua obra de salvação.

 

É certo, o que todos nós sabemos; Jesus é o único salvador, mas, Ele espera de cada um de nós uma resposta. Se formos seus seguidores, devemos também ser suas testemunhas. Há pessoas que se incomodam com os contra testemunhos de outros, e por isso, deixam de ser testemunhas fiéis, também, se afastando e se isolando.

 

A salvação é uma conquista pessoal. Mas, neste vale de lágrimas, somos convidados a nos darmos as mãos. Se eu ajudo a outros se salvar, certamente a minha salvação estará mais garantida. Não queira apenas salvar a sua pele, estenda a mão a tantos outros, que esperam e precisam de um coração acolhedor. Faça o gesto de Jesus na cruz. Abra os teus braços e o teu coração.

 

Ariquemes, 18/05/16 Pe. Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos