Notícia

Agricultura - 18/04/2024 - Agricultores de El Soberbio protestam contra apreensão de 278 toneladas de soja


Protestos foram realizados na quarta e quinta-feira

Em um ato de protesto que mostra a crescente tensão entre os produtores agrícolas e as autoridades, membros do Movimento de Trabalhadores do Alto Uruguai (TAU) realizam manifestos em El Soberbio no local conhecido como “Paraje Barreirinho”. 

O motivo foi a apreensão de 278 toneladas de soja por parte da Prefeitura Naval Argentina, no feriado de 5 de abril, e a decisão da Administração Federal de Ingressos Públicos (Afip) de vender em leilão os grãos apreendidos. 

A soja apreendida estava em galpões do interior de El Soberbio. Agricultores destacam que os grãos são de produção local, não de contrabando.

Na quarta-feira o protesto reuniu 350 pessoas, com 20 veículos e 6 peças de maquinaria agrícola.

Walter Kesterke, líder do TAU e voz dos agricultores, fez uma chamada através de um vídeo divulgado entre os produtores locais, solicitando a intervenção do governador de Misiones Hugo Passalacqua. “Exigimos a liberação imediata dos grãos de soja pertencentes aos produtores”, declarou Kesterke, que anunciou uma reunião programada com o objetivo de determinar ações possíveis, incluindo um corte de rota.

Na semana passada, o TAU logrou a aprovação de um documento que reconhecia El Soberbio como zona produtora de soja e milho, e promoveu um projeto de lei para que fosse nomeada Capital Provincial da Produção de Grãos pela Câmara de Representantes.

Fonte: San Vicente Informa

Tradução: Guia Crissiumal

Postado: Clecio Marcos Bender Ruver
Vídeos