Notícia

Saúde - 17/12/2015 - Criado Comitê Municipal de combate ao Aedes Aegypti


Reunião Pública aconteceu nesta quinta-feira

A região inteira está no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, o qual é o causador da Dengue, da Febre Chikungunya e Zika Vírus. Para isso, a Administração Municipal de Crissiumal, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária realizaram na tarde desta quinta-feira uma Reunião Pública na Câmara Municipal de Vereadores para discutir ações, para dizimar o mosquito.

 

Participaram da Reunião, o Prefeito Municipal Roberto Bergmann, Secretários Municipais, Servidores da Secretaria Municipal de Saúde, membros do Conselho Municipal de Gestão Transparente e membros do Comitê de divulgação e prevenção da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde de Ijui, representada por Carlos Alberto Noll (médico veterinário), Neide Durks (ouvidora do SUS) e Carolina Vieira (farmacêutica).

Apesar de ser um dos municípios ainda com índices médios de infestação predial (1,9), os dados são alarmantes, e no momento que um paciente com uma das doenças transmitidas for picado pelo mosquito poderá trazer um grande problema a cidade.

 

Santo Augusto possui uma caso suspeito, ainda não confirmado de Zika Vírus. Ele é oriundo de Barra do Garças (MT). O jovem recebeu orientações para usar repelentes e foi recebido pela equipe de vigilância sanitária na rodoviária.

 

Em Crissiumal, segundo levantamento da equipe de Vigilância Sanitária o maior problema de criação de larvas está em depósitos de água baixos, pequenos depósitos móveis e no lixo.

 

Os sintomas das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti são:

Crissiumal também adotará o “Sábado da Faxina”, dia onde todas as pessoas deverão fazer a faxina no seu terreno, fiscalizar os terrenos dos vizinhos e acabar com focos do mosquito.

 

Várias dicas, mais uma vez foram passadas aos presentes.

 

Crissiumal também conta agora com o “Disque Denúncia do Aedes Aegypti”, pelo telefone 0800-6421108.

 

E ainda, durante a reunião foi criado um Comitê local para o combate ao Aedes Aegypti, composto pelos seguintes nomes: Roberto Bergmann (Prefeito), Claudiomiro Thies, Maria Elisia Tormes, Nilson Welter, Margrid Bergmann, Luciane Schneider (Vereadora), Nádia Grun (Vereadora), Neila Daronco (representante do Lions), Rafael Dobler (representando o Comércio), Milton Klein (representando a vigilância em saúde), Ivete Mallmann (representante dos ACS), Eduardo Silva dos Santos (representante do Conselho Municipal de Saúde), Romarisa de Moura, e um representante da ACI a ser indicado.

Ainda, a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária  pedem para que cada cidadão tire 10 minutos por semana fazendo uma inspeção em seu pátio, eliminando os possíveis focos do mosquito.

 

Abaixo o quadro de municípios infectados no RS:

 

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos