Notícia

Texto de Opinião - 17/09/2020 - As dores na coluna e o uso do celular


Professor Joel Mohr Rex

Você sabia que as pessoas passam de 700 a 1,4 mil horas por ano usando o celular? E que a postura que ficamos no celular está gerando já em crianças dores na coluna? 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, convivem com a dor gerada pela má postura ao manusear os smartphones. O número já é mais do que a média mundial que é de 35%.

Cada vez mais os jovens têm procurado o médico com queixas de dores na coluna cervical.

Os ortopedistas explicam que a causa das dores em pessoas que ainda não têm o desgaste natural da idade está relacionada com a má postura durante o uso de celulares e tablets.

A flexão do pescoço, aumenta o peso exercido pela cabeça sobre a musculatura cervical. Em um ângulo de 15 graus, o peso é de 12 quilos, chegando a pesar 36 quilos num ângulo de 60 graus, cada vez que inclinamos nossa cabeça mais a frente para usar o celular estamos praticamente carregando alguns belos kilos sobre o pescoço por varias horas do dia, podendo acelerar processos degenerativos (desgaste na coluna) que podem levar a hérnias de disco precoce, além das já tão costumeiras dores musculares, tensão e dores de cabeça e o pior é que nossas crianças já estão sentindo todos esses efeitos! 

Agora vamos imaginar o quanto as horas de uso de celular devem ter aumentado em épocas de pandemia, onde muitas pessoas se viram obrigadas a trabalhar de casa e muitas vezes utilizando o celular ou tablets. 

Então pela manutenção da saúde e qualidade de vida, para que não hajam envelhecimentos precoces da coluna, devemos sim buscar atividades físicas que promovam melhora da postura, da consciência corporal e que fortaleçam nossos músculos para realizarmos equilíbrio dessas compensações e para que tenhamos uma coluna saudável sempre! 

Professor Joel Mohr Rex

CREF:0916 RS

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos