Notícia

Ageleite - 17/08/2011 - Momento Leite 017


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.17 - Momento Leite:
- Destaques divulgados pelo Momento Leite na semana anterior
- Mercado em agosto se apresenta favorável para produtor e indústria
- Laboratório Gaúcho de Qualidade do Leite recebe autorização do MAPA
- Leite, um alimento completo

Entre os fatos de destaque divulgados pelo Momento Leite na semana anterior estão: saldo da balança comercial de produtos lácteos em julho de 2011; geadas têm prejudicado as pastagens no Rio Grande do Sul, caindo a produtividade do rebanho leiteiro; o setor lácteo argentino projeta uma produção recorde de 11 bilhões de litros; as importações de leite e derivados em agosto de 2011; a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou proposta que obriga o laticínio a informar ao produtor o preço a ser pago pelo litro do leite; subcomissão se reúne para discutir os impactos causados pelo aumento da importação de leite; entidades de classe dos produtores e indústrias brasileiras estiveram reunidos com entidades argentinas em Porto Alegre para negociar a importação de lácteos.

Mercado em agosto se apresenta favorável para produtor e indústria - O mercado encontra-se firme, estável e em melhores condições que há um mês. As geadas ocorridas na região Sul prejudicaram a produção de forragem, limitando a produção e reduzindo a expectativa de que teríamos leite em quantidade suficiente para pressionar o mercado para baixo. Pelo contrário, com a contínua redução das safras no Sudeste e Centro-Oeste, e retorno das aulas, o mercado chegou a agosto apresentando uma situação favorável de preços. O impacto negativo disso no mercado lácteo nacional é um possível aumento das importações. Com preços internacionais menores, o dólar perdendo força e o custo da matéria-prima sob elevados patamares para as indústrias nacionais, devemos possivelmente observar um importante incremento nas importações para o mês de agosto, tornando a situação da balança comercial de lácteos em 2011 ainda mais preocupante. Vale lembrar que a diferença de preços do mercado interno e externo já é tal que a importação de leite dos Estados Unidos, mesmo pagando imposto de 27%, já é marginalmente viável. (Milkpoint)

Laboratório Gaúcho de Qualidade do Leite recebe autorização do MAPA - O Laboratório de Qualidade do Leite (Lableite) da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, está autorizado a emitir laudos oficiais sobre a produção de leite gaúcha. A certificação do Ministério da Agricultura era aguardada há mais de 60 dias, quando foi realizada a auditoria que aprovou estrutura e procedimentos do laboratório. A partir da portaria nº 143, publicada dia 8, o laboratório fica incluído na Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL). A responsável técnica pelo Lableite, Maria Edi Ribeiro, explica que, agora, será feita a adequação de procedimentos administrativos, como a disponibilização no site da Embrapa de informações para encaminhamento de amostras. A partir de outubro, devem começar as análises oficiais. (Correio do Povo/RS)

Leite, um alimento completo - Cada dia a ciência nos permite conhecer em maior detalhe as propriedades específicas e os efeitos concretos que provocam os diferentes alimentos em nosso organismo. De todos eles, o leite de vaca se destaca pela perfeita combinação entre seus nutrientes. “Pode-se afirmar que poucos alimentos contribuem de forma tão completa para a saúde óssea, como o leite de vaca, combinando perfeitamente, grande quantidade de cálcio com vitamina D, tornando-se um alimento insubstituível, nas diferentes etapas da vida,” diz Verônica Cornejo, nutricionais da Universidade do Chile. (Terra Viva)


Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br ou ouça nosso programa na Rádio Metrópole.

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos