Em Horizontina, a comunidade comemora o fato de a Escola Municipal de Ensino Fundamental Espírito Santo ser a representante do Rio Grande do Sul no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.
No embalo das instituições públicas que lutam para desmitificar o estereótipo da baixa qualidade, a escola, que tem 350 alunos, encontrou alternativas para mudar o cenário.
Ao aproveitar o entusiasmo dos 33 professores, todos graduados, e com a ajuda de pais e estudantes, o trabalho já recebe recompensa: a iniciativa valorizada no Estado concorrerá ao prêmio nacional em Pernambuco.
Diretora da escola, Janete Schacht, credita o sucesso da instituição – que concorreu com 17 escolas – à integração com a comunidade.
— Ao longo dos anos, a nossa escola se destaca pela gestão pedagógica, alta taxa de aprovação, nenhuma evasão e elevada média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) — destaca Janete, que no dia 29 de setembro receberá o prêmio de R$ 6 mil e orientações sobre como aplicá-lo.