Notícia

Agricultura - 17/06/2016 - Agricultor de Tiradentes do Sul financia aquecedor solar


O Dia de Campo, realizado na quarta-feira é uma das ações previstas pela Chamada Pública

A conta de luz ficou um pouco mais barata em Tiradentes do Sul, na casa da família Zimmermann. Com a instalação de um aquecedor solar, há pouco mais de um mês, o casal Gilvane e André Zimmermann registrou no fim de um mês economia de R$ 40 na conta de luz. Na quarta-feira (15/06), foi realizado um Dia de Campo na localidade Esquina Brasil para mostrar a novidade a outros agricultores familiares do município. 

 

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ivo Dahlke, a Instituição auxiliou os Zimmermann na elaboração do projeto de crédito, no qual os agricultores solicitavam financiamento de 80% ao Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), dirigido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Uma empresa da região instalou o aquecedor na casa da família de Tiradentes do Sul. O valor do investimento se aproxima de R$ 2.500.

 

"Eles aproveitam a água quente no chuveiro de casa e na sala de ordenhar as vacas, onde a água quente é extremamente importante para higienizar os equipamentos", justificou Dahlke. Diariamente, 18 vacas passam pela sala de ordenha dos Zimmermann. O leite é a principal fonte de renda do casal e suas duas filhas. 

 

A família Zimmermann é uma das 190 famílias da agricultura familiar de Tiradentes do Sul, beneficiárias da Chamada Pública Sustentabilidade, executada no Rio Grande do Sul pela Emater/RS-Ascar, com financiamento do Governo Federal. O Dia de Campo, realizado na quarta-feira é uma das ações previstas pela Chamada Pública.

 

Ainda durante o Dia de Campo, foram discutidos outros dois temas: o fim do chamado "vazio" forrageiro, nos meses de abril e maio, com plantio de gramas tifton, capim pioneiro, curumim e Áries e, sobre elas, semeadura, em março e abril, de aveia, azevém e trigo; e também os produtos feitos com plantas como a linhaça, para "selar" o orifício do teto da vaca após a ordenha, evitando a entrada de bactérias causadoras da mastite, além de pomadas para rachaduras. 

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar -Regional de Ijuí 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos