Leia na íntegra o texto de opinião do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal
Assaltam, roubam e matam. Suicídios acontecem. Vivemos num mundo onde reina o medo e a morte. Quem está preso quer agir com liberdade e quem está livre não tem a liberdade de viver. Há desrespeito com tudo.
No universo tudo funciona conforme as leis que o Criador colocou na própria natureza. Os planetas funcionam em relação aos astros. Até os animais observam, por instinto, as leis da natureza. Pela lei da física sabemos que os pólos opostos se atraem. Na eletricidade, o positivo unido ao negativo produz energia. É só o ser humano que quer desvirtuar a lei da natureza. Há quem nasce homem e há quem nasce mulher, isto é próprio da natureza de cada um. A natureza não se engana. Mas, estamos em épocas em que o ser humano quer até desvirtuar o que é certo. É justo cada um fazer sua lei?
Dizer que em cada cabeça tem uma sentença não justifica cada um fazer o que quer, matando destruindo, adulterando. Além de cada um acolher e respeitar o próximo, cada qual, diante de Deus deve se aceitar como Deus o colocou no mundo. Objetos podem ser alterados, pessoas precisam ser amadas como elas são.
O mundo criado por Deus, todo ele é bom, conforme a natureza que Deus lhe deu, e, tudo funciona, de acordo, como a natureza foi criada. Ninguém, a não ser Deus é o Senhor da lei. Dizer que hoje em dia as coisas são diferentes, e que tudo é válido está em total desacordo quando lembramos que o homem é um ser social, não é cada um que estipula suas leis. Temos um Deus que é o senhor de toda vida. Não podemos admitir que se mate por matar, ou, por algum motivo, tire a própria vida.
Para muitos, é preciso lembrar que ainda existem leis da natureza e que acima de tudo existe a lei de Deus. Quem não respeita a lei de Deus não ama a Deus. É como diz São João; “quem diz que ama a Deus e não observa os mandamentos é mentiroso” (1Jo 2,3-4). Mesmo que haja leis humanas que sejam falhas e desrespeitadas, a lei de Deus não é falha e merece todo respeito, deve ser respeitada pelos filhos de Deus. Esta é a lei que vem do alto, é indiscutível, é a lei da vida. Quem é de Deus observa a sua lei.
A impressão que se tem, em nosso tempo, é como se muita gente fizesse de conta como se não conhecesse a lei, ou como se não tivesse consciência do que é certo ou errado, ou como se não existisse lei. Deus até colocou no nosso coração, na nossa mente até na nossa consciência o conhecimento do bem e do mal. Não se pode admitir que pessoas que matam, roubam, assaltam etc... não tenham consciência do mal que fazem. Não adianta colocar a culpa nas Evas e nas serpentes. Cada um tem consciência do que é e faz.
Amigo e amiga! Cada um é responsável pela vida e pelos seus atos diante dos homens e diante de Deus. A lei de Deus está acima de impulsos ou desejos. A Lei existe.
Crissiumal, 17/06/15 Pe Renato José Rohr scj
Postado: Leila RuverTweet |