Entrevista foi feita na noite desta terça-feira
No domingo (14), depois do final da apuração dos votos da eleição majoritária fora de época, na comemoração realizada no centro de Crissiumal, uma pessoa acostumada a vencer nas urnas vibrava muito junto aos eleitos, como se fosse sua primeira vitória, até sendo convidado pela coligação vencedora para usar a palavra. Tratava-se do Ex-Prefeito Walter Luiz Heck, cassado em fevereiro pelo TSE e afastado em março pelo TRE da Prefeitura de Crissiumal, onde estava em seu terceiro mandato como Prefeito, condenado por comprar apoio político.
Na noite desta terça-feira (16), o Guia Crissiumal encaminhou por e-mail algumas perguntas ao Ex-Prefeito, para saber a opinião dele sobre o pleito.
Ficou feliz em seu sucessor ter vencido a eleição?
- Sim, muito mais do que na nossa última vitória em 2012
O que acredita que foi determinante para a vitória da coligação de situação?
- O que determinou a vitória do Beto e Magrão, foi, em primeiro lugar, a baixa rejeição de ambos. Lá e cá, onde havia alguma resistência ao Beto, o Magrão supria essa resistência e vice-versa. Em segundo lugar, eu diria que a população comparou nossos dois anos de governo com os quatro anos anteriores e, evidentemente, aprovou nossa administração. É muito visível que se fez mais em dois anos e meio, em todas as áreas.
Então basicamente os eleitores meus e do Zorzo, de 2012, se mantiveram. Houve alguma pequena migração de votos, mas de pessoas sem grande influência no pleito. Acho até que alguns mais prejudicaram do que ajudaram os adversários.
Em terceiro lugar eu destaco que o PMDB em Crissiumal ainda consegue atrair muitos eleitores. Dessa forma o Beto e o Magrão contaram agora com apoios importantes que eu e o Zorzo não tivemos três anos atrás. Entre muitos eu destaco a Professora Maria Elisia e Juvenal, o Professor Verni e uma série de outros tradicionais militantes do PMDB. Isso tudo colaborou para aumentar a diferença de votos. Também a manutenção da união dos seis partidos (PMDB, PSB, PSD, PP, PSDB e PTB).
E por fim, embora não menos importante, é o fato de que para a maioria absoluta dos eleitores a idéia de uma nova eleição não agradou. A forma como nos foi tirado o mandato, as armadilhas eleitorais, a denuncia narrada disso, conquistou o apoio da população. E o resultado apareceu nas urnas.
Pretende participar de alguma forma do governo de Beto e Magrão?
- Não pretendo participar do governo, nem eu nem a Ângela, minha esposa, que já retornou para a EMATER onde é concursada. O que desejo fazer é contribuir com os eleitos com idéias, sugestões e até com recursos que posso alavancar com o Deputado Danrlei na forma de emendas enfim.
Pretende concorrer novamente no futuro, quando sua punição terminar?
- Vou lutar na justiça até a última instância para provar que o que houve comigo foi uma emboscada, uma armação. Vou fazê-lo para resgatar minha dignidade, minha honra, e não com o intuito de concorrer novamente.
O Ex-Prefeito Walter Luiz Heck é hoje representante do Deputado Federal Danrlei de Deus Hinterholz na região.
Fonte / Foto: Guia Crissiumal
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Tweet |