Representantes das agroindústrias estiveram reunidos na Câmara de Vereadores
Os representantes da grande maioria das 26 agroindústrias que compõem o Cooper Fonte Nova de Crissiumal estiveram reunidos em assembleia na noite desta sexta-feira (17) na Câmara de Vereadores de Crissiumal, onde apreciaram a prestação de contas do ano de 2011 e discutiram demais assuntos relacionados a cooperativa.
A abertura foi feita pelo presidente Marcos Zimmermann (foto abaixo), que agradeceu a presença de todos e comandou a reunião.
O presidente da Câmara de Vereadores de Crissiumal, Evanir Kraemer, destacou a importância das agroindústrias e do Cooper Fonte Nova que permitem a continuidade de diversas famílias no meio rural.
Na sequência o presidente da ACI e CDL Vanderlei Camara falou da satisfação em poder participar da assembleia e das diversas parcerias entre ACI / CDL e Cooper Fonte Nova, citando como exemplo o prédio onde as instituições estão instaladas e dos negócios como as linhas e aparelhos de telefone, e a internet. Vanderlei falou: “A boa relação entre as entidades que fortalece o nosso município”.
A apresentação dos números foi feita pelo presidente Marcos Zimmermann, com auxílio do gerente Marcos Sossmeier que demonstraram os negócios da cooperativa em 2011, onde mais uma vez os números foram positivos, e o ativo imobilizado soma mais de R$ 130.000,00. Números estes, que foram aprovados pelo conselho fiscal, sendo também aprovados pelos associados por unanimidade de votos.
Durante os assuntos gerais também foram colocados em votação, conforme prevê o estatuto, o nome de três novas agroindústrias que desejavam se associar a cooperativa, e que também foram aprovados por unanimidade.
A química em alimentos, Lilian Klein, da empresa Kombat Inset, explanou durante os assuntos gerais da importância do controle de pragas nas agroindústrias que trabalham com alimentos, se colocando à disposição das empresas.
A secretária de saúde de Crissiumal Sandra Trentini também participou da assembleia. Na nova legislação das agroindústrias os manipuladores de alimentos precisam realizar anualmente exames clínicos e laboratoriais periódicos, sendo que a Secretaria de Saúde irá encaminhar estas pessoas pelo SUS, através dos PSFs, evitando assim o gasto das agroindústrias. A Cooper Fonte nova se responsabilizará por emitir à Secretaria de Saúde os nomes e demais dados das pessoas para os encaminhamentos, após isto serão realizados os respectivos exames, sendo que as pessoas poderão optar pelo laboratório em que queiram realizar os exames laboratoriais. A secretária também se colocou à disposição da cooperativa.
Elaine Rodrigues, representante do Sicredi, relatou a importância do cooperativismo e especialmente do Cooper Fonte Nova, por proporcionar as pessoas outra forma de conseguir renda.
Ivo Pagani, presidente do STR e da Coopercris lembrou da parceria entre Cooper Fonte Nova, Coopercris e STR, que atendem diversos tipos de produtores rurais.
O contador da cooperativa, Ivo Kroetz, falou da transparência no Cooper Fonte Nova e da facilidade dos associados com a tecnologia, onde as notas fiscais eletrônicas são impressas na sede da cooperativa, evitando muito trabalho e despesas dos associados.
O vice prefeito, Carlos Ernesto Grun (foto acima), fechou a assembleia, falando que o sistema cooperativo é o único que resiste ao tempo, sendo recorrido especialmente em tempos de crise. Carlos falou ainda: “O ramo mais amplo que tem é mo sistema cooperado. O minha casa minha vida, do Governo Federal, foi montado em cima de pessoas, com base no sistema cooperativo.” Grun relatou ainda que o poder público não pode interferir nas cooperativas, “temos que dar condições, não podemos exercer pressão e nada do tipo. Ninguém de fora pode interferir no trabalho, temos que dar confiança as pessoas eleitas”.
Ao final, associados e participantes da assembleia participaram de uma confraternização com produtos das agroindústrias.
Na foto-montagem acima algumas pessoas que se manifestaram durante a assembleia.
Demais fotos na galeria de fotos do Guia Crissiumal.
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |