Notícia

Clima - 16/10/2014 - Período de muita chuva começa no RS nesta quinta-feira


Temporais podem atingir todas as regiões do Estado até domingo

 

A MetSul alerta que começa, nesta quinta-feira, período de enorme instabilidade, numa sequência de quatro dias de muita chuva e frequentes temporais. Pela madrugada e manhã, intensas áreas de tormenta avançam da Argentina e do Uruguai para o Estado afetando inicialmente o Sul e o Oeste. 

 

No decorrer do dia, a chuva e as tempestades vão alcançar a maioria das regiões. A chuva deverá ser localmente forte, podendo chegar a torrencial com risco de alagamentos. Podem ocorrer vendavais, alguns intensos, e granizo que isoladamente pode ser grande. No Noroeste e no Norte, onde parte do dia tem sol, faz muito calor. 

 

As mínimas rondam os 15°C em Vacaria e São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, devem atingir 35°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19°C e 27°C.

 

A onda de tempo severo que afetará o Rio Grande do Sul vai seguir até domingo. Neste período de quatro dias, o Estado estará sob a influência de ar extremamente instável que propiciará a geração de nuvens muito carregadas capazes de trazer chuva localmente forte a torrencial, vendavais isolados e queda de granizo em pontos localizados. 

 

Espera-se ainda uma alta incidência de raios. A MetSul alerta que alguns dos temporais podem ser fortes a intensos, com potencial de causar transtornos e danos. Os volumes de chuva deverão ser muito altos até o começo da segunda-feira em diversas regiões, com a possibilidade de elevação de níveis de rios e arroios, inclusive com transbordamentos. 

 

Acumulados de 100 mm a 200 mm são esperados em pontos do Centro, Sul e Leste do Rio Grande do Sul, não se afastando volumes até maiores. É alto o risco de chuva forte a intensa em Porto Alegre, com alagamentos e outros transtornos. 

 

Fonte: Metsul / Correio do Povo

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos