A Transformação do Ambiente Natural em Urbano
Antes da existência dos centros urbanos, onde hoje eles se erguem, o ambiente era composto por florestas, campos e cursos d'água. Em conjunto e convivendo harmoniosamente com a vegetação, a água e outros elementos naturais, existiam inúmeros animais silvestres.
Atualmente, a maioria da população mora em cidades, obedecendo a uma tendência de concentração que somente tende a crescer. Isto acarretou algumas modificações ao sistema natural, como a impermeabilização do solo por pavimentação e construções, a utilização maciça de materiais como concreto, vidro, ferro, asfalto e cerâmica, a redução drástica da cobertura vegetal e o aumento da poluição atmosférica, hídrica, visual e sonora. Como conseqüência, o padrão do ambiente urbano tornou-se muito inferior àquele necessário para dar condições de vida humana mais adequadas. Entretanto, se o processo de urbanização é irreversível, o que se deve buscar é tornar este ambiente urbano o mais próximo possível do ambiente natural, compatibilizando o desenvolvimento com a preservação ambiental e proporcionando uma melhor qualidade de vida à população do município.
Agindo também desta forma, a Administração Municipal de Crissiumal, busca formas e ações ambientais que possam minimizar estes impactos que o desenvolvimento e crescimento urbano vêm acarretando ao ambiente natural.
Uma forma bem prática é sem duvida a arborização e ornamentação de espaço físicos públicos, assim como praças e ao longo de passeios.
Neste intuito, a Administração Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Meio Ambiente, buscou parceria com a Empresa RGE – Rio Grande Energia, que por sua vez tem o compromisso e obrigação de Reposição Florestal, como termo de ajuste de conduta, atendendo assim em parte a compensação dos danos eventualmente acarretados a nossa flora nativa para o fornecimento de energia elétrica. Assim ultima semana que passou, nos dias 11 e 12 de agosto aconteceu o plantio de 130 (cento e trinta) mudas de árvores nativas de várias espécies, em logradouros públicos da cidade de Crissiumal. E para esta ação segundo informações de Ivair e Cleomar, se optou pelas praças da Vila industrial, Vila Nova, União, Cemitério Municipal, e alguns exemplares nas ruas Redentora e Costa e Silva, pela disponibilidade dos espaços e por se tratar de áreas publicas com pouco sombreamento no verão que, aliás, a insolação tem se intensificado ano após ano, fazendo com que a população busca a tão sagrada sombra nos dias quentes do ano. Outra observação foi com as redes elétricas, por se tratar de árvores nativas evitamos o plantio em baixo de fios de telefonia e eletrificação, para evitar futuros transtornos, é o que já ocorre constantemente.
O plantio como podemos observar está bem acompanhado de tutores e grade de proteção padronizada para que as mudas tenham um desenvolvimento satisfatório e que estejam protegidos pela ação de vandalismo e eventuais descuidos.
Pedimos aos moradores, usuários bem como a todos os transeuntes e comunidade crissiumalense, para que tratem estas mudas com muito carinho e selo. Que possamos em um futuro bem próximo usufruir de suas sombras, frutos e apreciaremos suas lindas flores.
Fonte: Prefeitura Municipal de Crissiumal
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |