Notícia

Geral - 16/04/2024 - Ex-morador de Crissiumal, empresário José Eckert compartilha sua jornada de sucesso no mundo dos negócios


Eckert hoje reside em Araranguá SC

Em entrevista à Rádio Araranguá, durante o programa 95.5 Entrevista, o renomado empresário José Eckert contou detalhes de sua trajetória no mundo empresarial. Nascido em abril de 1962, em Três de Maio, Rio Grande do Sul, José Eckert é filho de Mário José Eckert e Cacilda Maria Weber Eckert. Cresceu em meio a agricultura, onde aprendeu desde cedo o valor do trabalho duro e da perseverança.

Sua jornada teve início em Crissiumal (RS), onde, aos oito anos de idade, teve seu primeiro contato com a energia elétrica, televisão e uma melhor qualidade de educação. No entanto, essa mudança implicou na necessidade de aprender o português, uma nova língua para ele na época.

“Na época, meu pai trouxe um rádio para casa, aquele das caixas maiores. Quando ele ligou o aparelho, ficávamos procurando as pessoas que falavam, porque apenas ouvíamos as vozes dos apresentadores. Ainda jovem, foi minha primeira experiência com a tecnologia da época. Nossa infância foi muito bacana. Vivemos na agricultura desde muito cedo. Acredito que essa vivencia nos formou pessoas mais fortes. Em nossa localidade, só havia a língua alemã. Com isso, aprendíamos na escola o português”, destacou.   

Aos 13 anos, José mudou-se para Viamão, na Grande Porto Alegre, onde iniciou suas atividades profissionais ao lado do pai, em um empreendimento de criação de porcos. Seu ingresso no mercado formal de trabalho aconteceu aos 15 anos, no frigorífico líder, marco inicial de uma carreira que percorreu diversos setores, desde revenda de veículos até a gestão de uma rádio em Tramandaí.

“Sempre trabalhei junto do meu pai. Depois dessa experiência com os porcos, fui trabalhar em um frigorifico. No local aprendi muita coisa. Havia uma espécie de teste de resistência. Brincávamos que o colaborador que aguentasse uma semana lavando as caixas, poderia ser promovido. Já quem não suportava, era mandado para a casa. Com muito esforço passei por todos os setores da empresa. Até o dia que assumi um cargo de supervisão. O qual, supervisionava cerca de 20 funcionários. Era muito novo, mas sempre gostei muito de trabalhar”, ressaltou.

Formado em técnico de contabilidade, sua veia empreendedora logo se manifestou, levando-o a fundar sua primeira empresa, o Rey das Surdinas, aos 23 anos, na cidade de Osório. Essa foi apenas a primeira de uma série de empreendimentos de sucesso, incluindo uma loja de veículos e a Rey dos Parafusos.

“Sempre quis ter uma venda de automóveis. Com o passar do tempo consegui. Me recordo que no terceiro mês, vendi sete caminhões, seis carros e quatro motos. Para quem estava acostumado com um salário menor, quando vi aquele montante de dinheiro, foi uma satisfação muito grande. Nosso diferencial sempre foi a comunicação. Fomos crescendo de forma gradual. As coisas foram acontecendo e os negócios foram aumentando”, explicou.

Em 1992, José Eckert chegou a Araranguá para estabelecer a filial do Rey das Surdinas, uma empreitada que se destacou na região até sua venda, em 2013. Paralelamente, em parceria com seu pai, adquiriu e posteriormente vendeu um restaurante no Center Fábricas.

Em 1998, fundou a Jazida Eckert (extração de areia), empresa que se mantém ativa e próspera até os dias de hoje, consolidando seu nome no cenário empresarial da região. “Aos poucos fomos inserindo nosso jeito de operar. Montamos uma empresa uma equipe bastante técnica. Estamos sempre buscando os melhores na área. Temos um grupo maravilhoso”.

A história de José Eckert é um exemplo de superação, determinação e visão empreendedora, inspirando aqueles que buscam alcançar o sucesso nos negócios. “O empreendedor nasce com o dom de buscar coisas novas. Acredito ser algo que é da pessoa. Um dos grandes pilares é edificar a casa primeiro. Precisamos saber administrar a casa e depois aprender a confiar nas pessoas. Quando ensinamos o colaborar, o mesmo passa a se desenvolver dentro da empresa”, finalizou.

Confira a entrevista completa na íntegra:

https://radioararangua.com.br/empresario-jose-eckert-compartilha-sua-jornada-de-sucesso-no-mundo-dos-negocios/

 

Fonte: Rádio Araranguá

Postado: Clecio Marcos Bender Ruver
Vídeos