Notícia

Variedades - 16/02/2016 - Nos próximos dias dois casais comemoram Bodas de Ouro em Crissiumal com histórias emocionantes


No dia 20 de fevereiro Igreja Evangélica Trindade completa 50 anos

No próximo dia 20 de fevereiro de 2016, sábado, a Igreja Evangélica Trindade de Crissiumal completa 50 anos de sua inauguração, que foi realizada no dia 20 de fevereiro de 1966.

 

Nesta terça-feira, dia 16 de fevereiro, com a colaboração do Pastor Olávio Kopper, o Guia Crissiumal entrevistou dois casais, que vivenciaram a época e que comemoram nos próximos dias cinquenta anos de casados, as tradicionais Bodas de Ouro. 

 

Foto do casamento de Ido e Celia

Ido e Celia Schlosser foram o último casal que casou na antiga igreja Evangélica, que era de madeira, sendo que a cerimônia do seu casamento foi realizada no dia 19 de fevereiro de 1966. O casal explica que o casamento já não era mais pra ser na igreja antiga, até porque a mesma estava servindo para guardar as ferramentas que estavam sendo ocupadas para a construção da atual igreja, mas como já haviam mandado convites para o casamento aos familiares distantes, ainda através de cartas, receberam autorização para realizarem o casamento na igreja antiga. 

 

Na época as cerimonias de casamento eram somente realizadas na cidade, e as comemorações eram realizadas nas residências das pessoas. Na época, Ido Schlosser residia em Humaitá e Celia Haytt residia em Vista Nova, Crissiumal.

 

Após casados, Ido e Célia residiram em Lajeado Jacú Humaitá. Depois foram residir em Lajeado Boi, interior de Crissiumal, onde residiram por mais de 40 anos e hoje residem na cidade de Crissiumal. O casal tem dois filhos Airton e Mirtes, Genro e Nora e quatro netos. Neste sábado (20) o casal comemora as Bodas de Ouro com cerimônia às 19 horas na Igreja Evangélica e após jantar no CTG Estância da Saudade.

 

Foto do casamento de Hari e Irma

 

Outro casal visitado e ouvido foi Hari e Irma Schwingel, que foi o primeiro casal que se casou na Igreja Trindade atual, sendo que a igreja foi inaugurada no domingo dia 20 de fevereiro de 1966, e no dia 23 de fevereiro de 1966, uma quarta-feira, foi realizada a cerimônia de casamento, porque no sábado seguinte já houve outro casamento na igreja. 

 

Hari Schwingel, tradicional comerciante de Crissiumal, proprietário por muitos anos da Casa Paulista, lembra que a cerimônia aconteceu na manhã da quarta-feira e que após o meio dia o casal foi viajar a São Paulo para fazer compras para a sua loja. Hari na época fazia parte da Comissão da construção da nova igreja. Em 1966 Hari era viúvo e pai de uma filha, Iraci. Com Irma, ele teve mais três filhos Elemar, Gelson e Ernani.

 

O Pastor Diether Brandt realizou a cerimônia dos dois casamentos.

 

A Comunidade Evangélica lembra que no dia 13 de março de 2016 haverá programação alusiva aos 50 anos da Igreja Trindade, com culto às 09 horas, após almoço no Salão Evangélico. As fichas estão a venda na secretaria da Igreja ao valor de R$ 12,00 por pessoa.

Igreja antiga 
Foto do culto de inauguração da igreja atual
Foto da igreja atual tirada após o cuklto do último domingo(14) 
Postado: Leila Ruver
Vídeos