Notícia

Educação - 16/02/2016 - Começa a V Jornada Pedagógica e a II Jornada Internacional de Educação na Região de Fronteira


Mais de 40 professores do município de Nova Candelária participam do evento

O aperfeiçoamento e a formação continuada dos profissionais da educação não é mais algo que está distante dos nossos professores. 

 

Desde o ano passado, a parceria entre municípios da região fez com que um grande evento de formação dos profissionais da educação pudesse ser realizado em uma cidade próxima à Nova Candelária, a cidade de Horizontina.

 

A segunda edição da Jornada Internacional de Educação na Região de Fronteira começou na manhã de hoje, 16, com chave de ouro, liderada pelo grande nome na área de desenvolvimento humano: Eduardo Shinyashiki.

 

O escritor possui especialização em desenvolvimento humano nos Estados Unidos, Europa, América do Sul, México e Índia. Além disso, sua trajetória acadêmica foi dedicada ao estudo e à pesquisa dos aspectos emocionais, mentais e físicos do ser humano.

 

Estiveram presentes os Secretários de Educação dos oito municípios organizadores do evento: Horizontina, Nova Candelária, Porto Mauá, Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado, Tuparendi, Tucunduva e São José do Inhacorá; o Presidente do COREDE, Professor Pedro Büttenbender; Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbesel; Vereadores e demais autoridades.

O Prefeito de Nova Candelária, Carlos Alberto Dick, fez o uso da palavra em nome dos demais prefeitos dos municípios organizadores da Jornada e destacou a importância da cooperação entre os municípios organizadores para que a Jornada Pedagógica pudesse ser realizada mais uma vez.

 

Após a explanação de Eduardo Shinyashiki, o público conferiu a palestra do Professor Pedro Büttenbender: "Educação, cooperação e desenvolvimento". O Professor Pedro é Doutor em Administração e Mestre em Gestão Empresarial. Além de outros títulos de formação, trabalha como professor pesquisador vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação da UNIJUÍ.

 

Mais de 40 professores do município de Nova Candelária participam do evento que tem a duração de três dias, com 14 palestras, 12 oficinas, apresentações artísticas e culturais. O custo de inscrição e deslocamento dos educadores é pago pela Administração Municipal, uma vez que a formação continuada dos profissionais da educação é um direito estabelecido por lei, tendo o Poder público o dever de garantir este direito.

 

Essa é a segunda vez que o município de Nova Candelária participa como organizador da Jornada Pedagógica de Educação na Região de Fronteira.

 

O município de Horizontina é escolhido para sediar o evento em razão de dispor da infra estrutura necessária para um evento deste porte.

Fotos: Maira Dill/Assessoria de Imprensa.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos