Notícia

Leite - 16/01/2015 - Pesquisa vai mapear pequenos produtores de leite do RS


IGL discute a superação da crise da cadeia leiteira no estado

A Fetraf-RS participou hoje (16) de reunião do grupo de trabalho, coordenado pelo Instituto Gaúcho do Leite (IGL), que discute a superação da crise da cadeia leiteira no estado. O encontro aconteceu na sede do IGL, em Porto Alegre e reuniu entidades representativas dos agricultores, de laticínios, Famurs e governos estadual e federal. A realização e aplicação de uma pesquisa para mapear os agricultores gaúchos cujo recolhimento do leite foi, ou será suspenso em razão da quantidade entregue, pautou a discussão. 

 

Os participantes elaboraram as questões norteadoras da pesquisa que deverá ser aplicada pelos conselhos municipais de agricultura e desenvolvimento agropecuário. A investigação objetiva apontar o perfil dos produtores e das propriedades excluídas do recolhimento; a representatividade do leite nas economias locais e o número de indústrias lácteas existentes em cada município. Além disso, deve ouvir a opinião das indústrias sobre as principais dificuldades no recolhimento para, desta forma, buscar alternativas para reinserção dos excluídos da cadeia produtiva do leite. 

 

O questionário deverá ser enviado para os municípios ainda neste mês, com previsão de retorno para final de fevereiro. A partir dos dados obtidos, será possível elaborar estratégias para reintrodução dos produtores ou, direcionamento deles para outras alternativas de produção, conforme a potencialidade de cada propriedade.

 

Fonte e fotos: Assessoria de Relações Públicas e Imprensa - Fabiane Altíssimo

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos