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Texto de Opinião - 16/01/2015 - Aspectos afetivos do jogo na Educação Infantil-Por Professora Sandra Rex


Leia na íntegra

 

O emocional, afetivo é constantemente descrito e comentado no mundoeducacional e fora dele também. No meio escolar, há uma opinião entre educadoressobre a importância do qualitativo nas relações afetivas da criança. 

 

A afetividade estaligada diretamente na socialização, nas interações humanas e, sobretudo, na aprendizagem. A afetividade tem um sentido pleno: está relacionada às experiências vivenciadas poradultos e crianças, a motivação de professores e alunos é um fator determinante para a prática educativa.

 

Durante o brincar a criança se empenha da mesma maneira com que aprende a andar, falar, comer e etc. Esse esforço é intenso e demanda concentração. E só por essamobilização que aparece nas atividades lúdicas os jogos e brincadeiras deveriam terreconhecida a sua real importância no desenvolvimento global das crianças.

 

Certas brincadeiras parecem vencer o tempo, e são transmitidas de geração a geraçãoatravés da cultura. Dentre as brincadeiras que podem ser observadas há o faz de contas:brincar de casinha, consertar e montar carrinhos, montar garagens, ir ao médico. Nestesmomentos de imaginação, a criança atribui significados distintos dos que eles têmqualquer coisa pode representar outra coisa, e através do olhar cuidadoso de quem oscercam podemos ter diante de nossos olhos vários indicativos dos sentimentos destacriança e compreender melhor a sua realidade. Portanto é essencial que se saiba interpretar tais brincadeiras, colocando-se no lugar da criança.

 

A conduta de propiciar momentos lúdicos expressando situações do cotidiano amplia asoportunidades de compreender as suas próprias experiências como também deprogressos de pensamentos. A criança se apoia imaginação para expressar seussentimentos e os reproduz através das brincadeiras permitindo que seus sentimentossejam assim extravasados.

 

Assim vale mais uma vez frisar que os jogos e as brincadeiras sendo livres ou dirigidas permitem a evolução dos afetos, a interação e a socialização, além de auxiliarem naconstrução do pensamento.

 

Sandra Beatriz Schwingel Rex

Professora Municipal de Educação Infantil

EMEI Rotermund – Crissiumal - RS

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
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