Notícia

Esportes - 15/12/2015 - Confira mais informações, inclusive em vídeo, do Congresso Técnico da FGF e sobre a Assembleia do Tupi FC que acontece nesta quarta-feira


Antes dos detalhes técnicos, diversos assuntos foram discutidos na FGF

Conforme já divulgado em matéria anterior do Guia Crissiumal diretamente da sede da Federação Gaúcha de Futebol, nesta segunda-feira (14) foi realizado o Congresso Técnico da Divisão de Acesso de 2016, que contará com a presença do Tupi FC de Crissiumal.

 

Os grupos foram divididos geograficamente ficando assim compostos: GRUPO A - Pelotas, Santa Cruz, Avenida, Guarani VA, Inter SM, Riograndense, Brasil Farroupilha e São Gabriel. GRUPO B - Tupi, União, Santo Ângelo, Panambi, São Luiz, Marau, Caxias e Esportivo.

 

1ª RODADA

Santa Cruz x Inter de SM

São Gabriel x Avenida

Guarani x Brasil de Farroupilha

Riograndense x Pelotas

Tupi x Santo Ângelo

São Luiz x Panambi

Caxias x União

Marau x Esportivo

 

Por pedido dos clubes a competição terá jogos aos finais de semana e meio de semana, durante toda a competição, que será encurtada, para diminuir os custos dos clubes.

 

Carnê completo:

http://www.fgf.com.br/public/uploads/modulos/566f20e18cf5fTABELA_-_CAMPEONATO_GA%C3%9ACHO_-_DIVIS%C3%83O_DE_ACESSO_-_2016.pdf

 

Assista abaixo ao vídeo do momento do sorteio do grupo B, onde está o Tupi:

 

 

Haviam duas opções de grupo, mas a proposta da FGF foi aprovada apertada, por 8 votos a 7, sendo que o Tupi optou pela divisão de grupos abaixo (em vermelho), ao lado de Panambi, São Luiz, Santo Ângelo e alguns outros clubes:

 

 

A fórmula vencedora, será como no ano de 2015, na primeira fase as equipes jogam em turno e returno dentro dos próprios grupos, regionalizados, classificando-se os 5 melhores de cada grupo para a segunda fase. Na segunda fase dois grupos com cinco equipes cada, mais uma vez regionalizados, novamente em turno e returno, onde duas equipes de cada grupo avançam ao quadrangular final, que define a equipe campeã e única a conseguir o acesso ao Gauchão de 2016. Os rebaixados serão dos últimos colocados de cada grupo, mais o perdedor de dois jogos de mata-mata entre os penúltimos colocados dos dois grupos. A Competição inicia no dia 06 de março de 2016. Representaram o Tupi no Congresso Técnico, o Presidente Paulo Moacir Haas e o Gerente de Futebol Fabrício Schwingel Canabarro.

 

Antes dos detalhes técnicos da competição, uma longa discussão financeira aconteceu no auditório da FGF. O Presidente Fernando Noveletto, com muitas “frases de efeito”, reclamou bastante da “ingratidão” dos filiados, relatando que a FGF é a única que não cobra as taxas na integralidade. Também fez menção do término do seu mandato: “Essa barbadinha vai acabar, o culpado por isso sou eu, que acostumei vocês mal, nenhum patrocinador quer investir numa competição que não tem tv”, falou o Presidente da FGF.

 

Noveletto também praticamente descartou que a TVE do Estado transmita a competição, por ser um custo muito alto a parceria oferecida à FGF. O PROFUT (Lei do Futebol) também esteve em discussão, onde a FGF ainda, juntamente com outras Federações tenta aumentar o período de adaptação dos clubes, evitando que seja esse ano, o que acarretaria que a maioria dos clubes gaúchos não pudesse participar das competições, em virtude de não possuir negativas de INSS e FGTS.

 

Ainda estiveram em discussão as licenças de bombeiros nos estádios, o doping (que poderá ter exames surpresas em equipes da Divisão de Acesso) e um chamamento aos treinadores das equipes gaúchas, para serem repassadas orientações pela comissão de arbitragem. Neste ano na Divisão de Acesso e no Gauchão será utilizado o mesmo critério do Campeonato Brasileiro, onde as reclamações de atletas serão punidas com cartões pela arbitragem.

 

Outra novidade da Divisão de Acesso 2016, será de que somente gandulas mulheres poderão atuar nas partidas.

 

 

Assembleia do Tupi FC acontece nesta quarta-feira

 

A Assembleia do Tupi FC para definição da nova diretoria acontece nesta quarta-feira (16) a partir das 19:30 horas no Bar do Tobata. A direção realizou conversas durante os últimos dias para formalizar a chapa, que deverá ficar na gestão de 2016.

 

Confira o edital da assembleia na íntegra:

http://guiacrissiumal.com.br/noticias/03-12-2015-Tupi-FC-muda-data-de-assembleia-de-eleicao

 

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

 

 

 

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos