Confira os destaques desta edição
Destaques da edição nº.03 do Momento Leite:
- Subcomissão do leite leva proposta para limitar as importações
- Balança comercial de lácteos fechou junho com déficit
- Consumo de leite no Brasil está abaixo do recomendado
- Produção de leite na micro-região da Grande Santa Rosa
Subcomissão do leite leva proposta para limitar as importações - A Subcomissão do Leite da Câmara dos Deputados vai levar ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi, na próxima quarta-feira, proposta para limitar a importação da matéria-prima de países do Mercosul. Representantes da indústria e dos produtores defendem a instituição de cota mensal de 1 milhão e 500 mil toneladas para o Uruguai, além da manutenção do limite imposto à Argentina de 3 milhões e 300 mil toneladas. Dia 13/07, o assunto foi antecipado por parlamentares ao secretário de Polícia Agrícola do Mapa, José Carlos Vaz. O relator do grupo, deputado Alceu Moreira, disse que a ordem é pressionar por medida protecionista, tendo em vista o prejuízo gerado pela importação do leite produzido a menor custo. O volume de leite importado corresponde a 2% do consumo, mas o prejuízo é enorme.
Balança comercial de lácteos fechou junho com déficit - Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as importações de leite e lácteos tiveram queda de 8,6% em junho. Todas as categorias de produtos lácteos tiveram diminuição nas importações, com exceção dos queijos, que tiveram alta de 46,5%, totalizando 3 milhões de dólares. A Argentina é responsável por 64% dos produtos importados pelo Brasil. O leite em pó continua como principal produto comercializado com este país, num total de 1 milhão de dólares no último mês. A balança comercial continua no negativo, tendo fechado junho com déficit de 9 milhões de dólares.
Consumo de leite no Brasil está abaixo do recomendado - Apesar de ser considerado um país em desenvolvimento, o consumo de proteína animal no Brasil, apresenta distinções quando comparado com outros países. Para a proteína carne, o consumo situa-se nos patamares observados nas nações mais ricas, superando a cifra de 80 quilos por habitante por ano. Em contrapartida, para o leite, o consumo nacional está muito abaixo se comparado mundialmente, e até mesmo se encontra abaixo do determinado pelo Ministério da Saúde brasileiro. O "Guia Alimentar para a População Brasileira" do Ministério da Saúde recomenda que sejam consumidas 223 litros de leite (integral), equivalente a 3 copos de 200 ml ao dia.
Produção de leite – Grande Santa Rosa - A microrregião da Grande Santa Rosa produz 700 mil litros de leite/dia, e pode alcançar dois milhões de litros no decorrer da próxima década. O atual plantel de animais tem capacidade para duplicar a produção. A média está muito baixa, sete litros/dia por vaca leiteira. Basta melhorar o manejo e a adubação das forrageiras. Isto elevaria a produtividade para 14 litros/vaca/dia. E, o produtor terá 10 anos para ampliar o rebanho. Os dois milhões de litros de leite por dia exigirão aproximadamente 145 mil vacas em lactação, se assegurada a média de 14 litros diários.
Frase da semana: “Que país é esse, onde um litro de álcool combustível custa mais que um litro de leite”.
Um final de semana cheio de afeto, recheado de paz, lotado de serenidade, completo de esperança, repleto de boas energias e com todo o colorido da alegria. Enfim, um final de semana TUDO DE BOM!
Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br ou ouça nosso programa pela Rádio Metrópole. Para enviar uma sugestãou ou pergunta deixe um comentário no espaço abaixo.
Postado: José Valdenir MallmannTweet |